Em cerimônia que comemorou o aniversário da instituição, a prefeita ressaltou o trabalho de quase dois séculos do hospital mais antigo em funcionamento da cidade

Paula parabeniza Santa Casa pelos 175 anos

Em cerimônia que comemorou o aniversário da instituição, a prefeita ressaltou o trabalho de quase dois séculos do hospital mais antigo em funcionamento da cidade
Por César Soares 21-06-2022 | 13:17:00
Tags: Santa Casa, 175 anos, comemoração, cerimônia

A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou nessa segunda-feira (20), a cerimônia que marcou os 175 anos da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, no hall de entrada do espaço cultural do hospital. Ao parabenizar a instituição, Paula ressaltou a relevância dos serviços disponibilizados à área da saúde e à população pelotense ao longo de todos esses anos.

Durante o ato festivo, uma significativa doação foi anunciada por representantes do grupo Josapar que destinaram ao hospital um novo tomógrafo para exames de imagem. Placas e certificados de reconhecimento também foram entregues. Um vídeo institucional foi exibido, detalhando a atual estrutura dos serviços disponibilizados à população.

Cerimônia marcou os 175 anos da Santa Casa de Pelotas. Fotos: rodrigo Chagas.

Conforme a chefe do Executivo afirmou, a Santa Casa pode ser vista como uma sobrevivente, por ter começado quando ainda poucos recursos eram oferecidos pela ciência. Ela lembrou também que a instituição viveu muitos fatos históricos e enfrentou momentos difíceis. “Alguns desses momentos vivemos juntos, mais recentemente a pandemia, e, como todos os sobreviventes, temos marcas cicatrizes, mas temos também a força que nasce de uma longa trajetória de desafios e de vitórias. A Santa Casa soube, ao longo deste tempo, aprender, se reinventar, se manter e apontar para o futuro”, destacou a prefeita. 

Paula ainda lembrou que essa segunda-feira também foi o dia, criado por lei municipal, para homenagear as vítimas da Covid-19, data em que a cidade perdeu a primeira paciente para a doença, em 2020, e enalteceu o trabalho da instituição ao longo da crise sanitária trazendo o questionamento do número de vidas que foram salvas pela união de homens e mulheres e de hospitais como a Santa Casa. “Esse é a maior símbolo que temos aqui neste prédio histórico: ao longo destes 175 anos, quantas vidas a Santa Casa salvou, para quantas pessoas apontou o rumo, o caminho da saúde e da recuperação, cuidando das pessoas? Tenho muito orgulho desta instituição, parabéns e que venham mais 175 anos”, disse a gestora.

Após fazer um resgate histórico da trajetória do hospital desde a fundação, e diversas situações de dificuldades, dentre elas a pandemia, o provedor da Santa Casa, Maurício Goldbaum, detalhou o momento atual da instituição. “Hoje, quase dois séculos, passamos por inúmeras dificuldades e chegamos nestes 175 anos com relevantes serviços prestados à comunidade de Pelotas e à zona sul. Seguimos atuando no mercado hospitalar, alinhando a gestão para entregar serviço de qualidade, modernizamos nosso parque tecnológico, investimos em hotelaria, estrutura, treinamento e capacitação das nossas equipes, dentre várias outras melhorias e ampliações”, apontou o provedor, destacando o apoio dos parceiros e da população. “A Santa Casa luta muito para cuidar da comunidade e a comunidade tem que ajudar a cuidar da Santa Casa”, concluiu.  

Dentro da programação de aniversário, nesta terça-feira (21), será inaugurada a maternidade para convênios e atendimentos particulares Dr. Lori Kusser. Ainda haverá um passeio ciclístico, no domingo (26), cuja inscrição será 1kg de alimento não perecível. 

Também participaram da solenidade, a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini; o assessor de Projetos Especiais, Luiz Van der Laan, a vereadora Marisa Schwarzer (PSB), o deputado estadual Fernando Marroni (PT), o provedor da Santa Casa de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert; o superintendente Executivo da Federação das Santas Casas, André Lagemann; além de representantes do corpo clínico, do Conselho Deliberativo, e da Mesa Administrativa da Santa Casa.

O Hospital

A Santa Casa de Misericórdia de Pelotas foi fundada em 20 de junho de 1847 e é a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento no município. A atual estrutura dispõe de 190 leitos, com 27 de UTI somente para pacientes do SUS, com o objetivo de ampliar para 40, ainda este ano. O hospital é referência para cirurgias de média e alta complexidades para 22 municípios da região. De caráter filantrópico, atende mais de um milhão de pacientes. Desde 2021 também conta com Centro Clínico para consultas e procedimentos ambulatoriais.

Notícias Relacionadas

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas mantém número inalterado de casos de dengue

Pelotas apoia Enani 2024

Pelotas apoia Enani 2024

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Mais de 50% dos idosos já estão vacinados contra gripe

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata

Quinta-feira é dia de Caps na Rua no Fragata