ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula conhece projeto de expansão do Parque Tecnológico

Projeto do HUB de Inovação em Saúde e Tecnologia, fruto de uma parceria entre Município, empresa Lifemed, UFPel, UCPel e IFSul, será encaminhado à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

Por Marina Amaral 07-02-2022 | 16:29:16

A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta segunda-feira (7), da reunião virtual do Conselho de Administração (Consad) do Parque Científico e Tecnológico (Tecnosul), responsável pela gestão do Pelotas Parque Tecnológico. Na ocasião, foi apresentado o projeto de expansão do espaço, através da criação do HUB de Inovação em Saúde e Biotecnologia, uma parceria entre Município, Lifemed e as universidades Federal (UFPel) e Católica de Pelotas (UCPel), além do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

A nova estrutura reunirá empresas nascentes de base tecnológica, que possuem alto potencial de crescimento, conhecidas como startups, bem como médias e pequenas, além de potenciais investidores. O projeto, desenvolvido a partir do lançamento de uma chamada pública para Ecossistemas de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), tem como um de seus objetivos tornar Pelotas e região referência em inovação e pesquisa tecnológica nas áreas de saúde e biotecnologia. A ideia foi elogiada e o trabalho das equipes parabenizado por Paula.

“O HUB de inovação é um projeto consistente que tem tudo para crescer e nos caracterizar como referência nacional. É essencial unir esforços entre Poder Público, Academia e iniciativa privada para focarmos e incentivarmos a criação e ampliação desses ambientes de inovação. Obrigada pela dedicação. Vocês podem contar com a Prefeitura para executar o projeto e viabilizar investimentos necessários”, afirmou a chefe do Executivo. 

O projeto será, agora, encaminhado junto à Finep. Para a diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosâni Ribeiro, “o projeto pode alavancar a saúde e biotecnologia para a cidade, além de possibilitar aporte de recursos para a região. Tem sido um trabalho muito gratificante de construção coletiva”. Será uma iniciativa importante para o Município, que também resultará na geração de emprego e captação de renda.  

Também estava presente na reunião de apresentação do HUB o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella.

Tags

parque tecnológico, hub, inovação, saúde, biotecnologia

Carregando 0%
Carregando 0%