Sistema de videomonitoramento deve inibir vandalismo e preservar o patrimônio

Parque da Baronesa recebe câmeras com inteligência artificial

Sistema de videomonitoramento deve inibir vandalismo e preservar o patrimônio
Por Tatiana de la Torre 04-12-2025 | 14:47:11
Tags: Qualidade Ambiental , Parque da Baronesa , Videomonitoramento

A Prefeitura de Pelotas instalou um moderno sistema de videomonitoramento no Parque da Baronesa, um dos principais patrimônios históricos e ambientais da cidade. A ação, coordenada pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), visa fortalecer a segurança no local, inibir atos de vandalismo e promover o cuidado coletivo com o espaço.

A ação visa fortalecer a segurança no local, inibir atos de vandalismo e promover o cuidado coletivo com o espaço. Fotos: Divulgação

Ao todo, 32 câmeras de alta definição com inteligência artificial foram posicionadas em pontos estratégicos do parque, como nas imediações do museu, nas quadras esportivas, ao longo das trilhas, próximo ao lago, deck e nos portões de acesso. Os equipamentos contam com visão noturna colorida, microfone embutido, sensores que detectam presença humana com precisão, capacidade para emitir alertas automáticos e identificar movimentos suspeitos.

Outras 14 câmeras foram instaladas nas estruturas da SQA, sendo oito na sede da Secretaria e seis no Canil Municipal. Junto ao sistema do canil, foi adquirido o equipamento de armazenamento de dados, que já está sendo utilizado não apenas para essas 46 câmeras, mas também para ampliar a capacidade de armazenamento das imagens de outros pontos da cidade. O dispositivo é um Storage NAS de Rede, com quatro HDs Survaillance de 10 terabytes cada.

O sistema é interligado à central de monitoramento da Secretaria de Segurança Pública (SSP), permitindo atuação preventiva e resposta rápida. Os equipamentos ainda possibilitam a emissão de mensagens de voz em tempo real e, em breve, contarão com quatro pontos fixos de áudio no parque, que permitirão a comunicação com os frequentadores, como avisos sobre horários de fechamento ou alertas de segurança.

O secretário de Qualidade Ambiental, Márcio Souza, explicou que o novo sistema permite pensar em uma ampliação do horário de funcionamento do Parque da Baronesa durante o verão. “Estamos finalizando a instalação e, com o reforço da segurança, será possível avançar para um funcionamento estendido nos próximos dias”, destacou.

32 câmeras de alta definição com inteligência artificial foram posicionadas em pontos estratégicos do parque. Fotos: Divulgação

Com investimento de R$ 160 mil, oriundos de Termo de Compromisso Ambiental, a iniciativa fortalece a proteção de espaços públicos.

Notícias Relacionadas

Prefeitura trata casos de esporotricose felina por meio da SQA

Prefeitura trata casos de esporotricose felina por meio da SQA

Prefeitura apresenta nova Lei de Regularizações de edificações

Prefeitura apresenta nova Lei de Regularizações de edificações

Prefeitura lança Plano de Resiliência de Pelotas na Copsul

Prefeitura lança Plano de Resiliência de Pelotas na Copsul

Pelotas registra 90 milímetros de chuva em 24 horas

Pelotas registra 90 milímetros de chuva em 24 horas