
Orquestras estudantis locais farão viagem musical
Estimular (ainda mais) a paixão pela música e a troca de experiências com outros estudantes, assim como ver de perto o trabalho de profissionais reconhecidos é o que a professora Lys Ferreira vai possibilitar a seus dois grupos de alunos no próximo sábado (11). Integrantes da Orquestra do Areal e da Orquestra Municipal assistirão ao concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e poderão trocar experiências e vivências musicais com a Orquestra Villa Lobos.
Fotos: Gustavo Mansur/Arquivo
As duas orquestras têm em comum, no seu dia a dia, a coordenadora e professora de música. Lys busca facilitar e promover a integração entre os dois projetos, levando aos alunos da rede pública mais oportunidades de vivenciar a música de concerto e formação de orquestra.
A viagem foi programada pela Orquestra Estudantil Areal, e por alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que fazem um trabalho voluntário com os adolescentes. Uma das universitárias, inclusive, começou sua trajetória na música com o grupo do Areal.
Para que a ideia seja concretizada, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel viabilizará o transporte; e alimentação e ingressos para o concerto da Casa de Música da Ospa serão custeadas pelo grupo de amigos da Orquestra do Areal, que contribuem anonimamente.
A Orquestra Estudantil Municipal é um projeto da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e está em funcionamento desde maio, com cerca de 30 alunos que estudam instrumentos como violino, viola, contrabaixo acústico, flauta doce, clarinete, trompete e piano.
Estudantes da Rede Municipal ainda podem participar da orquestra. Interessados devem entrar em contato pelo mail
orquestraestudantilmunicipal@gmail.com.
Orquestras e seus coordenadores
A troca de experiências foi um convite da maestrina da Orquestra Villa Lobos, de Porto Alegre, Cecilia Rheingantz Silveira, que receberá o grupo pelotense acompanhada de seus alunos. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), neste sábado, será regida pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fredi Gerling.
As estudantes da UFPel, Fernanda Neves, Poliana Santos e Bruna Monteiro são voluntárias nos projetos das orquestras estudantis e participam das atividades tocando seus instrumentos e auxiliando nas demandas dos ensaios e aulas.
Notícias Relacionadas

Alunos do CMP participam de filme que concorrerá no Festival de Gramado

Matrículas para EJA na rede municipal de ensino estão abertas

Aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda-feira

Prefeitura abre nova consulta pública para escolha de equipes diretivas