
Oficinas serão oferecidas em centros de assistência social e abrigos
Com o intuito de elevar a autoestima, desenvolver habilidades e proporcionar uma geração de renda a usuários dos centros de assistência social e abrigos de Pelotas, o Município acaba de contratar dez profissionais que executarão oficinas gratuitas a partir do próximo mês.
A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nessa quarta-feira (27), os contratos que oficializam o trabalho dos oficineiros nas áreas de teatro, violão, yoga, gastronomia, crochê, capoeira, muay thai/jiu-jitsu, produção de eventos e MC (Hip Hop). A chefe do Executivo lembrou que a ação dialoga com os objetivos do Pacto Pelotas pela Paz, ao atrair a população para atividades positivas, que ampliem seu potencial.
Oficineiros vão atuar nas áreas de teatro, violão, yoga, gastronomia, crochê, capoeira, muay thai/jiu-jitsu, produção de eventos e MC. Fotos: Igor Sobral
“A ideia é impactar na qualidade de vida e contribuir tanto para a saúde física quanto mental dos cidadãos pelotenses. São aspectos que não devem ser reservados apenas à parcela da população que pode pagar por estes serviços; é um direito de todos”, ressaltou Paula.
Bem-estar da comunidade
Representando os dez profissionais que atuarão nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e nos abrigos municipais, Ariane Mahfuz afirmou que o desejo do grupo é possibilitar o bem-estar dos participantes. “Queremos que a cultura da paz se multiplique nas comunidades”, disse ela, que ministrará aulas de yoga.
A importância de não apenas promover as necessidades básicas para os cidadãos, mas também o lazer e a autoestima, foi salientada pelo secretário de Assistência Social (SAS), Luiz Eduardo Longaray. “O envolvimento com arte, atividades lúdicas e esporte reflete diretamente na vida das pessoas e nas relações que elas mantêm”, apontou o secretário, que destacou o fato dos cursos terem sido escolhidos pelos próprios usuários dos serviços.

Dez profissionais vão executar oficinas gratuitas a partir do próximo mês. Foto: Igor Sobral
Os oficineiros, cadastrados pela SAS em 2018, terão carga horária de trabalho referente a 60 horas. O vice-prefeito Idemar Barz e os vereadores Ademar Ornel (DEM), Daiane Dias (PSB), Éder Blank (PDT) e Marcos Ferreira (PT) também acompanharam o ato de assinatura.
Saiba quem são os novos oficineiros do Município e suas respectivas áreas de atuação
- Alzevir de Maica – Violão
- Ana Cláudia da Silva – Produção em eventos
- Ariane Mahfuz – Yoga
- Carise Muller – Gastronomia/Doces
- Carlos Escouto – Teatro e brincadeiras infantis
- Carmem da Rocha – Crochê
- Daniel da Silva – Capoeira
- Diom Machado – Muay Thai/Jiu Jitsu
- Luan Botelho – MC (Hip Hop)
- Pedro Dias – Violão
Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.
Notícias Relacionadas

Prefeitura encerra as comemorações da Semana da Pátria 2025

Cras Z3 busca conscientizar sobre violência contra as mulheres

Prefeitura garante cestas básicas e adia pagamento da água a pescadores

Prefeito Fernando Marroni participa da Assembleia Geral de Prefeitos na Expointer 2025