ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Vice-prefeito

Obras restauradas do Palácio Piratini são expostas em Pelotas

Prefeito em exercício Idemar Barz e governador Eduardo Leite participaram da abertura da exposição neste sábado (29)

Por Micael Carvalho 29-04-2023 | 18:03:20

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) resultou na restauração de 17 obras que compõem o acervo artístico da Pinacoteca do Palácio Piratini. A abertura oficial da exposição, que integra as celebrações referentes ao centenário do Palácio, aconteceu na manhã deste sábado (29), no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), contando com a presença do prefeito em exercício, Idemar Barz e do governador do estado, Eduardo Leite.

Fotos: Rodrigo Chagas

Barz destacou a importância de iniciativas, que de forma coletiva, visam a preservação e a continuidade do patrimônio cultural do Estado. “Pelotas já é por si só, uma cidade que respira cultura. Ficamos muito felizes de ter essa coleção do Palácio Piratini, agora de forma restaurada, aqui na nossa cidade. Estamos celebrando hoje a arte, a cultura e a cooperação em prol do patrimônio artístico do Rio Grande do Sul”, destacou.

O conjunto de pinturas revitalizadas abarca artistas como Guido Mondin, Benette, Leopoldo Gotuzzo, Helios Seelinger, Uragami, Angelo Guido, dentre outros. Todo o processo foi realizado pelo curso de Bacharelado de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel. A iniciativa atua em benefício de duas frentes: a valorização do patrimônio cultural e a oportunização de espaço para a formação qualificada dos alunos.

“O Rio Grande do Sul tem o privilégio de contar com instituições de ensino de alta qualidade, e especialmente em Pelotas, na UFPel, temos um curso de conservação e restauro que cada vez mais vem se tornando uma referência nessa temática. Esta capacidade técnica colocada à disposição de forma colaborativa, nos possibilita impulsionar o resgate desse acervo com a aparência, a qualidade, a proteção e a preservação necessária para a sua longevidade”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Fotos: Rodrigo Chagas

As obras, e também os textos referentes à exposição, podem ser conferidos de forma on-line por meio dos links: palaciopiratini.rs.gov.br ou wp.ufpel.edu.br/malg

Estiveram presentes no evento a vice-reitora da UFPel Ursula Rosa da Silva, o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o assessor de Projetos Especiais, Luiz Fernando van der Laan e o assessor do Conssedi, Maurício Martins.

Tags

Pinacoteca, Palácio Piratini, Governo do Estado, UFPel, Restauração e Conservação, MALG

Carregando 0%
Carregando 0%