ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Mutirão de combate ao Aedes passa pelo Fragata nesta terça-feira

Entre os dias 9 e 11, equipes de saúde da Prefeitura promovem a inspeção de possíveis focos do mosquito nas residências e prestam orientações aos moradores do Loteamento Verona

Por Larissa Bruno 09-08-2022 | 17:10:33

Nesta terça-feira (9), agentes do programa de combate ao Aedes Aegypti do Município promoveram a inspeção de possíveis focos do mosquito nas residências do Loteamento Verona, no Fragata, e prestaram orientações sobre os cuidados para prevenção da dengue aos moradores. A ação é preventiva e segue até quinta-feira (11), antecedendo o Dia do Bota-fora do mês de agosto, programado para sexta-feira (12), das 8 às 17h. Além de verificar possíveis focos no bairro, as equipes de saúde informam a população sobre o Bota-fora e orientam sobre quais materiais poderão ser descartados.

Segundo a agente de Combate de Endemias, Nina Abrantes, “O Aedes Aegypti é um problema de saúde pública e, por isso, é muito importante que cada morador mantenha limpa sua residência e pátio, evitando manter água parada em recipientes como pratinhos de plantas e pneus, além de piscinas não tratadas, caixas d’água descobertas, entre outros locais propícios para a larva do mosquito se desenvolver. Nós fazemos um serviço público de saúde, de vigilância dos focos, mas também de muita orientação. Orientamos a população durante todo o ano para que a dengue não se propague. Por isso, é tão importante que as pessoas deixem os agentes entrar e fazer a vistoria”, lembra a profissional.

Prefeitura pede que população permita a entrada dos agentes

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até esta terça-feira havia sido contabilizado 316 focos do mosquito em diferentes pontos da cidade, mas o Simões Lopes ainda registra a maior taxa de concentração do inseto.

Uma nova equipe de agentes passa a realizar, periodicamente, a inspeção nas residências e comércios nas localidades Cohab Tablada, nos arredores da Associação Rural e Colina do Sol, nas Três Vendas. A Prefeitura pede que a população permita a entrada do pessoal para verificação das residências e pátios. Somente dessa forma é possível realizar a identificação e o combate, para evitar casos da dengue, do zika vírus e da chikungunya em Pelotas.

Os agentes de saúde estão identificados por uniforme padrão e crachá e a população também poderá entrar em contato com o setor de Vetores do Programa de Combate ao Aedes Aegypti do Município, através dos números (53) 3284-7759 e 3284-7770, para confirmar se o agente é realmente servidor da Prefeitura.

Mutirão de combate ao Aedes Aegypti no Loteamento Verona, no Fragata I Fotos: Michel Corvello

Tags

pelotas, prefeitura, dengue, Aedes Aegypti

Carregando 0%
Carregando 0%