Acervo da Baronesa será enriquecido com mais duas obras, de Dona Sinhá e Maria Celia “Turquesa”, que foram entregues por Oswaldo Antunes Maciel em visita a Pelotas
Por Marina Amaral 26-01-2024 | 15:47:50
O Museu da Baronesa recebeu uma significativa adição ao seu acervo, com duas obras recebidas em doação da família Antunes Maciel. Os quadros de Amélia Anníbal Hartley Antunes Maciel, conhecida como Dona Sinhá, e Maria Celia “Turquesa” Latorre Larreta de Antunes Maciel, foram doados por Oswaldo e Maria Amélia Antunes Maciel, em visita do bisneto dos barões a Pelotas nessa quinta-feira (25).
Maria Amélia é bisneta de Dona Sinhá e realizou a doação do quadro com a imagem dela. Já Oswaldo doou a obra de Maria Celia Turquesa, sua bisavó. Os retratos são pintados a óleo e estavam no Rio de Janeiro. Para Fabiane Moraes, diretora do Museu da Baronesa, os dois quadros são de extrema relevância e, agora, se somam ao acervo, que conta com mais de quatro mil peças.
“É Dona Sinhá que dá vida à casa quando a Baronesa Amélia volta para o Rio de Janeiro. Ela vive muito mais tempo aqui em Pelotas do que a Baronesa, e com certeza é a responsável por ter construído em seus filhos e netos o amor pela chácara, esse amor que fez com que esse local tenha sido doado”, explicou Fabiane.
Também foram doados documentos, fotografias e uma roupa de bebê feita em crochê por Dona Sinhá, para o nascimento de sua bisneta, Maria Amélia, à época.
Estavam presentes durante a entrega a equipe do Museu, da Associação dos Amigos do Museu da Baronesa (Ambar), representada pelo presidente Henrique Fetter, e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com o conversador e restaurador Marcelo Madail. O gerente do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada, também acompanhou.