Museu da Baronesa, cada dia mais jovem aos 27 anos
As vésperas de completar 27 anos de fundação, comemorados no próximo dia 25, o Museu Municipal Parque da Baronesa se revitaliza e se prepara para outros tantos anos de atuação no sentido de contar um pouco da história dos usos e costumes da comunidade pelotense ao longo do tempo. Doado pela família Antunes Maciel a Pelotas em 1978, o prédio passou por sucessivas reformas, todas elas orientadas pelo artista plástico e restaurador pelotense Adail Bento Costa.
A inauguração enquanto museu se deu em 25 de abril de 1982. De lá prá cá, o Museu Municipal Parque da Baronesa, ou simplesmente Museu da Baronesa, vem encantando pelotenses e turistas por intermédio de seu rico acervo, que inclui, além da própria construção, seu ambiente interno e externo, móveis, utensílios e têxteis que contam de uma época de opulência do município. A maioria das peças do acervo pertence às coleções das famílias Antunes Maciel, Adail Bento Costa, além de doações diversas da comunidade. O tempo cronológico das peças e a ambientação do museu dão uma idéia de como era a vida e os costumes das famílias mais abastadas do município ao final do século XIX e primeiras décadas do século XX.
Projetos – Além de inúmeras exposições que realiza anualmente (neste momento está em exposição a mostra denominada Entre Rendas, Chapéus e Boas Maneiras), o Museu da Baronesa vem desenvolvendo diversos projetos que tem como foco principal a preservação da história do município por intermédio de sua própria conservação. Este é o caso do Projeto de Educação Patrimonial, desenvolvido com o objetivo de aproximar a comunidade escolar e a comunidade de maneira geral a este importante espaço de preservação. O trabalho se constitui em um conjunto de ações educativas no sentido de mostrar a história ensinar a preservá-la. Este projeto conta com o apoio e a coordenação de uma pedagoga especialista e de estagiários voluntários do curso de Museologia, História e Licenciatura em Artes da UFPel. Outro importante projeto desenvolvido é o de Restauração de Peças, que recebeu aporte financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Este projeto espera restaurar 63 leques que compõe o acervo do museu.
Programação de Aniversário – Na data em que completa mais um ano de fundação, a direção do Museu desenvolveu uma programação especial alusiva à data. Neste próximo sábado (25), das 14 às 18h o Museu recebe os visitantes com o dia do passe livre, com visitas guiadas. Ao final da visita será apresentada a trajetória do Museu por intermédio de banners e cartazes. Interessados em conhecer as peças da Reserva Técnica serão acompanhados por estudantes do Curso de Museologia/UFPel, que apresentarão o trabalho desenvolvido no sentido da conservação, armazenamento e catalogação do acervo. Esta atividade será oferecida mediante agendamento prévio, nos seguintes horários: 14h, 15h, 16h e 17h, dirigida para grupos de até cinco pessoas.
O Museu Municipal Parque da Baronesa está localizado na Avenida Domingos José de Almeida, 1490, no Areal e os agendamentos podem ser realizados por intermédio do telefone 53 3228 4606 ou pelo e-mail museu.baronesa@pelotas.com.br.