ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Município suspende vacinação de gestantes e puérperas

Imunização ocorreria nesta terça-feira nas escolas. Medida foi tomada após orientação da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde

11-05-2021 | 09:36:17

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) suspendeu a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), que ocorreria nesta terça-feira (11), nas sete escolas municipais selecionadas como pontos da campanha em Pelotas. A medida foi tomada seguindo orientação da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informar ter iniciado a investigação de um óbito de uma gestante do Rio de Janeiro, que havia sido imunizada com a vacina Astrazeneca, a mesma que está sendo utilizada no município. A Anvisa também recomendou a suspensão do uso do imunizante neste grupo prioritário. 

De acordo com o cronograma da SMS, estava prevista para essa terça-feira uma ação de vacinação nas instituições de educação, destinada às pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos; pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise; gestantes e puérperas a partir dos 18 anos; além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos. Em razão da nova orientação, gestantes e puérperas não devem comparecer para receber a aplicação da vacina, porém mantem-se a imunização dos demais contingentes. 

O Município aguarda agora uma orientação definitiva sobre a suspensão.

Confira como fica o cronograma de vacinação desta terça-feira

Drive-thru – das 9h às 17h, no Centro de Eventos (entrada pela avenida Pinheiro Machado):

* Terça-feira (11) - pessoas com comorbidades, conforme o Plano Estadual de Vacinação, e pessoas com deficiência permanente, que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre 53 e 40 anos.

Escolas – das 10h às 15h, nas sete escolas municipais dos bairros:

* Terça-feira (11) - pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 59 a 54 anos; pessoas de 18 a 59 anos com doença renal crônica em hemodiálise; além das pessoas com Síndrome de Down de 18 a 59 anos. 

Documentos necessários

Na hora da aplicação, todos os beneficiados com a vacina contra a Covid-19 deverão apresentar os seguintes documentos:

- atestado padrão confeccionado pela Prefeitura, disponível no hotsite do coronavírus. O laudo pode ser obtido nos serviços de saúde públicos e privados. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o atestado é emitido no turno da tarde, das 13 às 17h;

- documento de identidade com foto; 

- comprovante de residência; e

- CPF ou Cartão SUS.

Além disso, existem documentos específicos a serem apresentados, de acordo com o grupo ao qual o paciente pertence, conforme o texto abaixo. 

Pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), não precisarão apresentar o atestado padrão da Prefeitura, apenas o comprovante do benefício, por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, acessando o comprovante no site do INSS.

Os pacientes com doença renal crônica, que realizam hemodiálise, e os oncológicos, em tratamento de radioterapia e quimioterapia, podem solicitar os atestados nos serviços onde realizam os procedimentos.

Veja o endereço das escolas

- EMEF Balbino Mascarenhas - rua Cândido Augusto de Mello, 415 (Simões Lopes); 

- Colégio Pelotense - rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro); 

- EMEF Ministro Fernando Osório - avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas); 

- EMEF Ferreira Viana - rua João Tomaz Munhoz, s/n° (São Gonçalo); 

- EMEF Afonso Vizeu - rua Francisco Moreira, 285 (Areal); 

- EMEF Francisco Caruccio - rua Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas); e

- EMEF Francisco Barreto - rua Triunfo, 2.257 (Laranjal).

Tags

suspensão, vacina, gestantes, puérperas, astrazeneca, vacinação, coronavírus

Carregando 0%
Carregando 0%