
Município realiza blitz educativa para reforçar segurança no trânsito
Na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria de Transporte e Trânsito promoveu uma blitz educativa em frente ao Theatro Sete de Abril, na Praça Coronel Pedro Osório, com foco na conscientização da população sobre os riscos no trânsito. A ação destacou os cinco comportamentos que mais causam acidentes e precisam ser evitados: uso do celular ao volante, excesso de velocidade, direção sob efeito de álcool, não utilização de cinto de segurança ou cadeirinha e avanço no sinal vermelho.
Fotos: Manuela Santos (Secom)
Durante a atividade, foram entregues lixeiras para carro, bafômetros descartáveis, material informativo da Balada Segura e orientações do Cetran com dicas de trânsito.
O secretário de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli, destacou que a iniciativa vai além da fiscalização, buscando reforçar a responsabilidade coletiva.
“Nós entendemos que somente através da fiscalização não vai se resolver esse problema. Esse problema se resolve com a conscientização. O trânsito é responsabilidade de todos, e por isso vamos seguir fazendo essas campanhas sempre que possível, para reduzir os índices de acidentes e as perdas de vidas que ainda são muito significativas no Brasil”, afirmou.
A blitz também buscou reforçar a ideia de uma consciência coletiva, em que cada condutor orientado possa multiplicar a informação recebida e contribuir para a redução dos acidentes. Entre os pontos mais destacados esteve o uso do celular ao volante, prática que aumenta em até 400% o risco de colisões. A orientação é que os motoristas só utilizem o aparelho quando o veículo estiver devidamente estacionado em local permitido, evitando combinações de infrações e riscos ainda maiores.