Atividades desplugadas de computação para educação infantil foram desenvolvidas pela Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto para 250 educadores da rede municipal de ensino

Município promove workshop sobre computação desplugada

Atividades desplugadas de computação para educação infantil foram desenvolvidas pela Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto para 250 educadores da rede municipal de ensino
Por Marina Amaral 15-05-2023 | 16:24:29
Tags: computação desplugada, educação infantil, rede municipal de ensino

A Prefeitura promoveu workshop sobre atividades desplugadas de computação para educação infantil, destinada a 250 educadores da rede municipal de ensino. O intuito é estimular os alunos, desde a primeira infância, a serem criadores de tecnologias e não apenas consumidores, em cumprimento à resolução da Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) nº 1, que versa sobre as Normas da Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2022. A programação foi articulada pela Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e desenvolvida há poucos dias.

As atividades desplugadas auxiliam os estudantes a atuar de forma prática, bem como entender conceitos de programação e lógica e exercitar a resolução de problemas sem depender de equipamentos eletrônicos, como celulares, tablets ou computadores. São práticas que podem ser desenvolvidas com materiais físicos, como papéis, papelão, canetas, lápis coloridos, caixas, palitos, cola, régua, garrafas pet, tampinhas, tecidos, linhas, ou mesmo ingredientes culinários. A atual coordenadora de Informática Educativa e Ensino Híbrido na Secretaria Municipal de Resende (RJ), professora Sabrina Cota da Silva Ticon, foi a palestrante do evento, que pode ser conferido aqui.

“Estamos felizes em poder proporcionar esse tipo de formação sobre atividades desplugadas aos professores da rede e oferecer suporte para que consigam inovar em suas práticas com foco na educação 5.0, pois é importante abordar essa questão nova para muitos e, sobretudo, que quebra paradigmas” pontuou a diretora pedagógica da Smed, Cristiane Quiumento.

Imagens: Adriane Esperança

O ensino de computação na rede municipal

Desde setembro de 2022, com a Resolução CNE/CEB nº 1, a Smed realiza a formação continuada de docentes em cumprimento à norma, estabelecendo parâmetros e abordagens pedagógicas de implementação da computação na educação básica. Ainda em 2022, houve o Ciclo de Formação Continuada para professores da rede municipal de ensino, qualificando 150 docentes para ministrar o componente da parte diversificada da matriz Introdução à Computação.

Atualmente, cem professores encontram-se em processo de formação continuada para melhoria do ensino e aprendizagem no que se refere a estimular um Pensamento Computacional, considerado essencial para preparar os alunos para as chamadas profissões do futuro, visto que esse pensamento está diretamente ligado à resolução de problemas, à criatividade, às inovações tecnológicas e aos designs, que estão entre as principais lacunas dos jovens profissionais que pretendem trabalhar com dados, Inteligência Artificial (IA) e programação.

Para a professora da rede municipal, Gislaine Fagundes, as formações têm sido extremamente importantes para o desenvolvimento de propostas de engajamento dos estudantes e, dessa forma, a ampliação da participação deles nos projetos ofertados pela escola, o que se reflete em aprendizagem efetiva e significativa. 

“Enquanto professora, percebo que propostas inovadoras fazem toda a diferença, vejo os estudantes motivados e dispostos a participar. Esse trabalho desenvolvido pelo Município, desde o ano passado, ofertando formação e troca de experiências entre os profissionais da rede, é de fundamental importância, pois prioriza o protagonismo e a participação ativa dos estudantes, conforme o previsto pelas Metodologias Ativas”, destaca.

A coordenadora do Centro Tecnológico Educacional de Pelotas, Adriane Esperança, explica que habilidades propostas nessa formação para primeira infância têm relação direta com os campos de experiência da educação infantil, considerando o reconhecimento de padrões, resolução de problemas, conceitos de algoritmos, relações com as tecnologias mediadas por interações que muitos professores já realizam na prática, porém, agora, com intencionalidade pedagógica focada para computação desplugada, destacando, que esse tipo de formação continuada seguirá oferecida ao longo de todo o ano de 2023, dando apoio na implementação e continuidade do Ensino de Computação na Educação Básica na rede municipal.

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