
Município lança plataforma de relacionamento com o servidor
A Prefeitura de Pelotas lançou, nesta terça-feira (25), o RH24h, software de relacionamento com os funcionários públicos do Município, que irá tornar mais moderno e prático o acesso ao Portal do Servidor. A plataforma foi desenvolvida pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), em conjunto com a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), e vai ao ar, oficialmente, na quarta-feira (1º), com a primeira fase voltada a processos da área da saúde.
Fotos: Gustavo Vara
A prefeita Paula Mascarenhas, a titular da Sarh, Tavane Krause, a diretora de Recursos Humanos da pasta, Kátia Siefert, o diretor-presidente da Coinpel, Leandro Félix, e o analista de Tecnologia da Companhia, William Sinotti, responsável por desenvolver a página, apresentaram as novas funcionalidades. Com o sistema, o Portal do Servidor terá o layout mais intuitivo, moderno e que contará com o RH24h, um sistema de protocolo a qualquer momento para o servidor, que já está preparado para acesso via smartphone, e está parametrizado com os dados funcionais do sistema SIM, ou seja, é alimentado com toda base cadastral e geração de ocorrências funcionais automaticamente.
“O RH24h é um projeto que favorecerá muito os nossos servidores públicos e o trabalho da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que vai se aproximar do servidor e tornar os processos mais transparentes. É um grande passo em termos de inovação, eficiência e consideração com o servidor”, frisou a chefe do Executivo municipal.
Conforme ressaltou Tavane, a primeira fase tem como foco processos ligados à área da saúde. Dessa forma, os servidores que precisam de afastamento, em decorrência de alguma enfermidade ou para acompanhar familiar enfermo, poderão requerer as licenças, anexando atestados médicos e demais documentos facultativos e os dados do afastamento, além de gerar agenda automática para comparecimento na perícia médica. Após realizada a perícia, a conclusão será disponibilizada no Portal do Servidor, no módulo do RH24h, onde passará a ficar registrado o prontuário médico, com relatórios, dos funcionários da Prefeitura, com autenticidade eletrônica.
Esse tipo de atendimento é, atualmente, de forma presencial, ou seja, os servidores precisam ir até a sede da Secretaria para solicitar o afastamento por motivo de saúde. Sendo assim, o RH24h vem para melhorar o acesso ao serviço e otimizar o trabalho da Sarh, além de permitir a integração de dados, uma pasta informatizada dos servidores e, ainda, a criação de indicadores para gestão e planejamento de parte da Secretaria.
Proteção de dados e armazenamento digital
Todos os documentos protocolados via RH24h serão disponibilizados com conclusão de deferimento ou indeferimento no Portal do Servidor e com autenticidade, via QRCode, para acesso e comprovação a qualquer momento. Assim, acervo digital será criado com histórico de saúde dos servidores e de todas as demandas protocoladas via Sarh.
Ouvidoria do Servidor
Para aperfeiçoar a acessibilidade e ter canal próprio, a Ouvidoria do Servidor estará disponível via Portal do Servidor nesta primeira etapa do projeto RH24h, para reclamações, sugestões e denúncias, inclusive de assédio moral e sexual. Atualmente, a Ouvidoria é acessada apenas via e-mail, no endereço sarh.ouvidoria@pelotas, que permanecerá em funcionamento.
Contato direto com servidor
O Portal do Servidor também contará com sistema de mensagens, com espaço apto para chefias e gestores encaminharem mensagens individuais para servidores ou para grupos predefinidos.
Ficha funcional
A ficha funcional será disponibilizada, no Portal do Servidor, assim como o contracheque, que já constava na plataforma. Entretanto, ambos terão autenticidade eletrônica via QRCode.
Asten Bot
O Portal do Servidor contará com atendimento automatizado e responsivo e, não sendo suficiente, será encaminhado para atendimento humanizado dentro do horário de expediente da Secretaria. Os servidores poderão contar com a ajuda do robô virtual Sara - Serviço de Atendimento Responsivo e Analítico. Responsivo, pois possui a proposta de atendimento ágil, eficaz e flexível; Analítico, uma vez que o sistema visa produzir e relacionar informações e dados.
Próximas etapas do projeto
Para a segunda fase do RH24h, está prevista a inclusão no sistema de todos os processos que envolvem a temática de Recursos Humanos em que a Sarh é demandada pelos servidores, como exonerações e benefícios financeiros. A fase três está em desenvolvimento e envolverá as demandas de RH que existem entre as secretarias municipais.
Notícias Relacionadas

Prefeitura publica editais nomeando e convocando profissionais de diversas áreas

Prefeitura nomeia Auditor Fiscal Da Receita Municipal em novo edital

Prefeitura pagará o salário dos servidores na próxima sexta-feira

Prefeitura nomeia e convoca profissionais em 13 novos editais