ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Município inicia nova oportunidade de qualificação para jovens

Acordo entre prefeitura e Fundação Gerações vai implementar em Pelotas o Programa DUXtec destinado à formação empreendedora de mais de 100 jovens

Por César Soares 28-05-2022 | 13:59:32

Mais uma aposta da administração municipal, dentro dos objetivos do Pacto Pelotas pela Paz, de prevenção à violência por meio da qualificação empreendedora, foi oficializada na manhã deste sábado (28). No Pelotas Parque Tecnológico, a prefeita Paula Mascarenhas assinou um Acordo de Cooperação entre a prefeitura e a Fundação Gerações para a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade, no Programa DUXtec 2022. A iniciativa busca a capacitação a partir do estímulo ao empreendedorismo social e no desenvolvimento de startups ambiental e socialmente conceituadas.

Antes de formalizar a parceria, a chefe do Executivo deu as boas vindas, estimulando o grupo de jovens que vai integrar a capacitação ao falar da importância dessa oportunidade. Paula ainda ressaltou o entusiasmo com mais essa ação do Governo. “Fico bastante feliz quando a gente consegue apresentar projetos para juventude, principalmente quando a gente vê nos olhos de vocês empolgação, curiosidade, porque mobilizar os jovens, diante desse mundo com tanta tecnologia é um grande desafio. E aí tenho certeza que estamos no caminho certo, pois precisamos da geração de vocês. Eu sinto que vocês estão lincados com essa ideia e que possamos fomentar também a ideia da cooperação aproveitando o que cada um tem de melhor”, detalhou Paula.  

Assinatura do Acordo de Cooperação. Fotos: Rodrigo Chagas.

Conforme a coordenadora Executiva da Fundação Gerações, Karine Ruy, Pelotas, por ser uma cidade que já possui uma estrutura e um olhar para o empreendedorismo e inovação, favorece muito a metodologia que será aplicada. "O DUXtec une duas potências: a juventude e a de negócios de impacto social, essa é a proposta que a gente vai trazer para estes jovens: fazer com que eles se reconectem com suas comunidades e que, com todo o apoio que receberão, consigam pensar negócios de impacto social que tragam benefícios para os territórios e também rentabilidade financeira", destacou.

Para a coordenadora Executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, a cidade ganha mais uma oportunidade para os jovens dentro do contexto proposto pelo Pacto de políticas para a juventude. "Iniciamos com o Mapa de Oportunidades, Cada Jovem Conta, o Start e agora mais essa possibilidade de inclusão para os jovens aprenderem sobre cidadania, liderança, estimular a criatividade e transformar isso em processos de geração de renda", apontou Aline. 

Também acompanharam a cerimônia, o deputado Estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella. 

O que prevê a parceria

Com o Acordo firmado, entre a Prefeitura, por meio do programa Pacto Pelotas pela Paz, e a Fundação será viabilizada a mobilização e inserção de 120 jovens entre 18 e 23 anos, com perfil socioeconômico de vulnerabilidade, residentes na cidade, para participarem do Programa DUXtec 2022, destinado ao fomento do empreendedorismo social e no desenvolvimento de startups de impacto ambiental. A metodologia do Programa estimula as competências socioemocionais, cidadãs, empreendedoras, técnicas e de inovação social.  

Jovens que passam a integrar o Programa DUXtec. Fotos: Rodrigo Chagas.

“Estou muito ansioso porque vai me permitir agregar mais conhecimentos, criatividade e aperfeiçoamento porque eu também penso em ter o meu próprio negócio”, projetou Luiz Ângelo de 21 anos egresso do projeto Start e que integra o novo grupo de jovens. 

Os jovens foram selecionados, dentre o perfil estabelecido, nas redes municipal e estadual de ensino no município, por meio do programa Start, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti). De acordo com o coordenador das atividades no município, Pablo Salomão, a metodologia se dividirá em online e presencial. “São mais de quatros meses de curso, quatro fases, onde eles vão elaborar ideias que possam impacta positivamente, de acordo com os objetivos sustentáveis da ONU, numa linha empreendedora muito característica do Start é uma expectativa muito grande de todos”, descreveu Salomão. Os encontros presenciais ocorrerão no Pelotas Parque Tecnológico. 

O DUXtec e Fundação Gerações

O programa foi idealizado em 2021 pela Fundação Gerações, em parceria com o Tecnopuc, para proporcionar uma formação em empreendedorismo de impacto social inédita a jovens de diferentes comunidades gaúchas. Nesta edição são mais de 200 participantes, sendo quase metade do grupo formado por jovens de Pelotas.

 A Fundação Gerações é uma entidade da sociedade civil criada em 2008, em Porto Alegre, para fomentar projetos e processos que fortaleçam a sociedade gaúcha. A instituição é responsável pela gestão do Fundo Gerações, o primeiro Fundo Permanente de Sustentabilidade criado no Rio Grande do Sul e está vinculada ao Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social (PAIPS), do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, mais conhecido como Lei da Solidariedade. Fazem parte do Conselho Curador/Diretoria da Fundação grupos e empresas como GERDAU Aços Longos SA, RGE Sul Distribuidora de Energia SA (AES Sul), Vonpar Refrescos SA e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Tags

Capacitação, jovens, DUXtec, Fundação Gerações, Acordo, prefeitura de Pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%