Parceria com Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos será formalizada nesta quinta-feira (4) no Parque Tecnológico
Por Marina Amaral 03-04-2024 | 14:16:48
Nesta quinta-feira (4) será formalizado o termo de colaboração entre Município e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, marcando o início da execução de uma Central de Implementação de Libras (CIL) em Pelotas. O ato de assinatura será no Pelotas Parque Tecnológico, às 11h, e contará com a presença da prefeita Paula Mascarenhas.
Por meio do contrato com a Federação, uma Organização da Sociedade Civil, o serviço será executado de forma online, via agendamento por mensagem de texto. A interpretação será feita por vídeochamada pelos canais de comunicação conhecidos, como WhatsApp ou FaceTime.
Conforme o secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, sempre que um usuário necessitar de um intérprete de libras, irá agendar com a entidade o dia que precisará do serviço da Central, seja para ir em uma delegacia, na consulta com médico ou em uma reunião na escola, por exemplo. Por meio da vídeochamada, o profissional irá auxiliar o usuário.
“É uma conquista histórica da comunidade surda, que demandava isso há muito tempo. A Prefeitura tem um olhar especial para com as pessoas com deficiência, e a assinatura desse convênio para atendê-los só vem a acrescentar”, afirmou Bündchen.