
Município estimula a educação financeira na Emef Joaquim Assumpção
Somando-se às ações já desenvolvidas no âmbito da educação financeira, na rede municipal de ensino, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), implantou um projeto que promete trabalhar o tema com 84 alunos, de quatro turmas de 4º e 5º ano, da Escola Joaquim Assumpção. Nesta sexta-feira (24), o secretário Artur Corrêa e equipe da pasta foram ao educandário entregar o material pedagógico que será utilizado para guiar as atividades.
Fotos: Michel Corvello
A iniciativa, que integra a parceria do Município com o programa Oficina das Finanças na Escola, busca garantir o desenvolvimento de várias habilidades e competências destacadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de comportamentos financeiros saudáveis e sustentáveis.
“Esse projeto vai proporcionar a vocês [os estudantes] e às famílias mais conhecimento sobre questões financeiras. A ideia é que levem esses assuntos para casa e conversem com os pais, avós, irmãos, tios... Precisamos nos preparar para o futuro", afirmou o secretário.“
Os professores envolvidos com o programa terão acesso a uma plataforma online, que dará subsídios para o trabalho mais efetivo com as crianças, em sala de aula. A princípio, temáticas como organização das despesas, uso de cartões de crédito e valorização do dinheiro serão abordadas uma vez por semana com os discentes.
A diretora Leda Dias vê positivamente a iniciativa. "Acredito que é de grande valia levar estes assuntos a alunos mais jovens, para que já cresçam ligados nestes aspectos", apontou.
Nesta sexta, cerca de 40 crianças receberam os livros, de 50 páginas cada, representando os demais estudantes. O coordenador do projeto na Smed, Edson Borges, a diretora de ensino, Loreni Peverada, e a supervisora Angélica Cavalin, também acompanharam a entrega.