
Município entrega 94 computadores para a rede de ensino
Com o objetivo de ampliar a informatização das escolas da rede municipal, a prefeita Paula Mascarenhas realizou, no fim da manhã desta sexta-feira (27), a entrega de 94 novos computadores para as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis). O investimento é de R$ 535,7 mil e a aquisição representa avanço histórico no projeto de transformação digital da educação pública de Pelotas.
Por meio de trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), em parceria com a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), a informatização das escolas municipais visa oferecer mais suporte para as equipes diretivas, bem como maior acesso para pais, alunos e professores. Paula destacou a importância e os benefícios da iniciativa.
“O que nós estamos fazendo aqui se trata de um projeto de inovação extraordinário. Esse é um grande passo no caminho que estamos trilhando em direção a uma escola inovadora, que vai funcionar, também, de forma on-line, permitindo acesso às famílias, estudantes e professores. Tenho um orgulho enorme de estar acompanhando esse processo de transformação de perto, o qual vai beneficiar quem constitui a rede de ensino, mas, especialmente, aqueles que são o foco principal do nosso trabalho, que são os nossos alunos”, declarou.
Aquisição das máquinas representa avanço na informatização do setor - Fotos: Gustavo Vara
De acordo com a secretária municipal de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o processo teve início em meio à pandemia da Covid-19. “Em 2021, durante a pandemia, identificamos a necessidade indispensável da conectividade, e, desde então, temos trabalhado nesse processo de transformação da rede. Com a criação do Portal Municipal da Educação de Pelotas (Pemp), hoje, nós já temos todas as escolas do Município conectadas com a Smed. A entrega dessas máquinas representa o marco na virada da informatização da rede municipal de ensino. É a mudança real de uma escola analógica para uma escola com capacidade de acesso digital”, disse.
A expansão do processo de informatização das escolas é um dos focos principais do Município. A expectativa é que, até 2024, seja possível efetivar a inclusão dos professores na plataforma, viabilizando a inserção de processos avaliativos, registros de frequência e disponibilização do conteúdo trabalhado dentro de sala de aula, transformando o diário de classe em ambiente integralmente digital.
As equipes diretivas aprovam o processo de transformação, destacando a qualidade do ambiente virtual para publicação de informações referentes à trajetória escolar dos alunos. “Certamente, esses equipamentos vão fazer jus a todo esforço das escolas e ao merecimento dos nossos alunos, no que se refere à qualidade da informação das notificações, das notas e de todo o processo de registro da vida escolar dos estudantes. Acredito que, com essa proposta, a gente tem um marco do antes e do depois da informatização da educação”, afirmou o diretor da Emef Fernando Osório, Maiquel Fouchy.

Foto: Gustavo Vara
Também estiveram presentes na entrega das máquinas o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, o assessor especial do Conssedi, Maurício Martins, além de representantes das equipes diretivas das 94 escolas da rede municipal.