Ação de fiscalização reuniu forças de segurança e vistoriou dez ferros-velhos

Município e Estado realizam operação integrada em Pelotas

Ação de fiscalização reuniu forças de segurança e vistoriou dez ferros-velhos
Por Micael Carvalho 01-02-2023 | 16:17:33
Tags: Operação Integrada, Fios e Cabos, Fiscalização, Crime Ambiental

A Prefeitura de Pelotas participou nesta terça-feira (31), da 12ª edição da Operação Fios e Cabos, coordenada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP/RS). A ação, que visa coibir os crimes de receptação e furto de materiais, vistoriou dez centros de triagem e armazenamento de resíduos sólidos industriais em Pelotas. Aproximadamente 430kg de cabos foram apreendidos e um estabelecimento foi interditado.

Fotos: Rodrigo Chagas

“A operação iniciou no ano passado, tendo em vista o imenso prejuízo causado às Prefeituras em razão do furto de fios e cabos, estátuas, bocas de lobo, hidrantes e luminárias. A partir dessa demanda criamos o Comitê Permanente de Combate ao Furto de Fios e Cabos e já estamos na 12ª edição da operação, desta vez aqui em Pelotas”, explica a diretora adjunta do Departamento de Comando e Controle Integrado (Deic) e chefe da Divisão de Operações Especiais da SSP/RS, Rosane de Oliveira.

Para certificar a procedência dos materiais fiscalizados, equipes das concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água acompanharam as vistorias. Além de realizar a apreensão, o grupo formado por efetivos das forças de segurança e equipes das secretarias de Qualidade Ambiental (SQA) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), realizou também a fiscalização de alvarás e licenças ambientais.

Empreendimento vistoriado e interditado irá responder pelo crime de poluição ambiental. Foto: Rodrigo Chagas

Em um dos estabelecimentos foi constatada a disposição irregular de resíduos, como descarte incorreto de material tóxico e expressiva quantidade de óleo, com infiltração direta no solo. O local também não possuía licença ambiental para a atividade e não contemplava piso impermeável. As equipes do Comando Ambiental da Brigada Militar (Patram) realizaram a prisão em flagrante do responsável, por crime de poluição e o encaminharam à Delegacia de Polícia Civil. O local foi interditado pelas equipes da Prefeitura.

“Essa é uma operação extremamente importante aqui para a cidade. O Município tem sofrido muito com essa situação de furto de fios, hidrômetros e outros materiais, especialmente os confeccionados em metais. Nós já estávamos fazendo essas ações de forma quinzenal e agora recebemos esse reforço do Estado para nos ajudar a diminuir a incidência neste tipo de delito”, destacou o secretário Municipal de Segurança Pública, José Apodi Dourado.

A força-tarefa ainda realizou um flagrante por posse irregular de arma, notificou cinco estabelecimentos, sendo dois interditados, identificou 55 pessoas e encaminhou um homem à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) por descumprimento de mandado.

Participaram da operação Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Sanep, agentes de trânsito e Guarda Municipal, totalizando aproximadamente cem servidores.

Notícias Relacionadas

Patrulha Escolar soma mais de 800 atendimentos este ano

Patrulha Escolar soma mais de 800 atendimentos este ano

Operações Integradas reforçam segurança viária no fim de semana

Operações Integradas reforçam segurança viária no fim de semana

Operações Integradas reforçam patrulhamento noturno em Pelotas

Operações Integradas reforçam patrulhamento noturno em Pelotas

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos