Prefeita Paula e secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal visitaram as instalações que abrigará a estrutura, no Pop Center

Município e Estado avaliam espaço para receber Tudo Fácil

Prefeita Paula e secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal visitaram as instalações que abrigará a estrutura, no Pop Center
Por César Soares 20-10-2022 | 15:53:24
Tags: Tudo Fácil Cidadão , serviços , Pelotas , Pop Center , Estado , Município

A prefeita Paula Mascarenhas e o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, detalharam o andamento dos projetos para instalação do Tudo Fácil Cidadão e Tudo fácil Empresas em Pelotas, em encontro no Paço Municipal. Os gestores também visitaram o espaço onde funcionará a unidade de atendimento à população, no Pop Center.  

Reunião e visita ao local que sediará o Tudo Fácil. Fotos: Gustavo Vara e Rodrigo Chagas.

Conforme o cronograma de ações do Estado, a previsão é de que Pelotas passe a contar com uma unidade do Tudo Fácil Cidadão ainda no primeiro semestre de 2023. No local serão disponibilizados, inicialmente, aproximadamente 20 serviços como emissão de documentos, atendimentos do Detran-RS, FGTAS, IPE Previdência e Saúde, além de alguns serviços municipais que também serão oferecidos. 

"É uma grande notícia para Pelotas, para os cidadãos que terão acesso, em ponto central aos mais diversos serviços. Além disso, a importância da escolha do local, extremamente adequado, de fácil acesso e que também contribui com a reativação de espaços e movimentação no Pop Center, é uma solução que agrada a todos", avaliou Paula.

Para o secretário Gastal, é mais um importante movimento do Estado para facilitar o acesso aos serviços públicos. "O Estado tem que ir ao encontro do cidadão e não o contrário, os serviços tem que estar disponíveis, seja pelo meio digital ou pelo físico. Hoje o RS é o estado mais avançado em transformação digital no país, 100% dos nossos serviços estão online, mas ainda precisamos ter os serviços disponíveis em espaço físico para atendimento da população que não está incluída digitalmente e pra todos que precisam deste contato direto", explicou o gestor.

Unidades do Tudo Fácil com serviços ao cidadão já existem em Porto Alegre, Caxias do Sul, Lajeado e Rio Grande, e chegam, nos próximos meses, a Pelotas e Passo Fundo. 

O Ouvidor do Município, Tauã Ney, também acompanhou a visita ao local. 

Facilitação para o empreendimento

Pelotas também contará com o Tudo Fácil Empresas que é uma plataforma 100% digital, disponibilizada pelo governo do Estado, coordenada pelo DescomplicaRS e JucisRS. Em parceria com o Sebrae, irá facilitar e agilizar o processo de abertura de novos negócios. A implantação do serviço está em fase de elaboração de um Projeto de Lei pelo Município que será encaminhado à Câmara, viabilizando o processo. 

O Tudo Fácil

O programa Tudo Fácil do governo do Estado consiste em estabelecer a prestação de diversos serviços públicos de forma centralizada e presencial. Foi criado com o propósito de melhorar o atendimento e concentrar em um único endereço os serviços de diferentes órgãos do Estado, mais demandados pelo cidadão.

Notícias Relacionadas

Prefeitura monitora situação das chuvas no município

Prefeitura monitora situação das chuvas no município

Pelotas recebe R$ 5,3 milhões em emendas parlamentares

Pelotas recebe R$ 5,3 milhões em emendas parlamentares

Manutenção da ponte da Z3 é concluída com êxito

Manutenção da ponte da Z3 é concluída com êxito

Ponte da Z3 é retirada para manutenção

Ponte da Z3 é retirada para manutenção