
Município convoca entidades para eleição da nova gestão do Compam
Após avaliação dos recursos apresentados pelas entidades - que representam a sociedade civil e o Poder Público –, com interesse em participar da nova composição do Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (Compam), o Município convoca, por meio da Comissão Eleitoral da instituição, as 37 homologadas no processo eleitoral, para Assembleia Pública de eleição, segunda-feira (7), às 14h, de maneira remota, pelo aplicativo Google Meet. O mandato é referente ao biênio 2021/2022.
O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, destacou que, embora o processo tenha sido realizado de maneira totalmente virtual, o número de entidades interessadas em participar do Compam foi considerado bastante significativo. O gestor destacou o aumento de participantes que irão compor o Conselho. Durante o biênio 2020/2021, eram 28 e, a partir do dia 7, passarão a 38, pois a Legislação que criou o Compam prevê a paridade entre entidades governamentais e não-governamentais na sua composição. Sendo assim, uma nova entidade deverá ser indicada pela chefe do Poder Executivo.
O retorno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Patram ao Conselho soma-se a outras entidades governamentais que estarão na nova composição, como Emater, Embrapa, Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul.
Schaefer ainda destaca entidades não-governamentais que irão participar do Conselho, pela primeira vez, como é o caso da Associação Rede de Suprimentos da Região Sul, Associação Parque Una e Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel).