ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Movimento Rio Grande contra a Fome recebe doações de Pelotas

Prefeita Paula Mascarenhas participa da entrega de 4,5 toneladas de alimentos arrecadados por entidades de classe. Destinação será feita a famílias em vulnerabilidade

14-10-2022 | 18:16:06

*Atualizada às 8h do dia 15/10/22.

A prefeita Paula Mascarenhas prestigiou, nesta sexta-feira (14), a cerimônia de entrega de 4,5 toneladas de alimentos arrecadados em uma campanha desencadeada pelo Centro das Indústrias (Cipel), Sindicato da Indústria do Arroz (Sindapel) e Associação Comercial de Pelotas (ACP). Os donativos foram direcionados ao Movimento Rio Grande contra a Fome, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado e da Assembleia Legislativa. A entrega foi feita pelas entidades à presidente do TJRS, desembargadora Íris Helena Nogueira, durante ato simbólico na sede do Cipel, na Casa da Indústria, no Parque do Trabalhador. 

Fotos: Michel Corvello

Na cerimônia, Paula agradeceu os empresários de Pelotas, que fazem parte do setor produtivo local, por terem se somado a um projeto tão nobre como esse e sido responsáveis pela primeira arrecadação do Movimento Rio Grande contra a Fome do interior gaúcho. 

“Enquanto prefeita dessa cidade, fico muito satisfeita em ver a sociedade colaborar com quem mais precisa. É inadmissível que vivamos esse momento e tenhamos a fome novamente no Brasil, principalmente porque sabemos o quanto a pandemia nos castigou. Então, é um desafio de todos nós e é preciso ações emergenciais como essa, além de estruturais, que mudem a realidade o mais breve possível. Não podemos conceber uma sociedade em que pessoas passem fome, crianças vivam essa situação. Precisamos nos mobilizar e estamos fazendo isso”, agradeceu a gestora municipal.

A desembargadora Íris Helena Nogueira, que esteve em visita a Pelotas durante toda a sexta-feira, também proferiu palavras de agradecimento aos empresários e relatou sobre o desenvolvimento dessa iniciativa e do quanto ela se faz necessária hoje. “Nós podemos fazer, cada um, a sua parte para colaborar com a questão da fome. É cada um dando o que pode, na medida do que consegue. Essa campanha tem proporcionado momentos de muita felicidade, pois vi colegas magistrados doando muitas cestas básicas, mas também pessoas simples, funcionários de empresas terceirizadas do Judiciário, entregando um quilo de alimento. E vejam só! Essa soma de quilos de alimentos faz milhares de pessoas ficarem sem fome. Isso para nós é tudo, é o sentimento de poder ajudar, e que, somado à ajuda de tantos outros, faz a diferença”, afirmou Íris, após receber a entrega simbólica dos representantes do Cipel, do Sindapel e da ACP.

O coordenador do Movimento, representando o Judiciário, juiz Marcelo Malizia Cabral, afirmou que essa é uma iniciativa interinstitucional, criada por entidades preocupadas com a situação de fome que muitas pessoas vivem. “Atendendo a pedido da Assembleia Legislativa, que fez um chamado a todas as instituições públicas do Rio Grande do Sul, estamos aqui irmanados para resolver esse problema social. Hoje, recebo com muita alegria essa doação da classe empresarial de Pelotas, que se somou a nossa causa e doou mais de 4,5 toneladas de alimentos. Esse número é simbólico, pois representa a mesma quantidade que conseguimos arrecadar apenas no Judiciário gaúcho. É uma grande contribuição”, disse o magistrado. 

Ao todo, entre todas as ações desde o lançamento da campanha, já foram arrecadadas nove toneladas de alimentos, que vão se somar a outra quantia que está sendo adquirida pelo Judiciário, com a destinação de R$ 20 milhões para a iniciativa. 

Conforme relatou o presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), que também prestigiou a entrega dos alimentos pelo empresariado pelotense, as doações serão encaminhadas à Defesa Civil do Estado, que fará a distribuição às famílias em extrema vulnerabilidade social. Além disso, a parceria entre o Legislativo do Estado e o TJRS também prevê a realização de capacitações voltadas a esse público, para que saia da situação de pobreza.

Para Pelotas, serão enviados oito mil kits de alimentos, inicialmente, contendo arroz, feijão, açúcar, óleo de cozinha e outros gêneros.

Também participaram da solenidade o representante da Câmara Municipal, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), os presidentes do Sindapel, Giancarlo Fagundes dos Santos Silva, do Cipel, José Augusto Vaniel, e da Associação Comercial de Pelotas, Fabrício Cagol, o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, e demais representantes do Judiciário e das entidades de classe que estão sediadas na Casa da Indústria.

Tags

alimentos, tjrs, assembléia legislativa, pelotas, movimento rio grande contra a fome, doações

Carregando 0%
Carregando 0%