
Monitoramento aéreo fortalece fiscalização ambiental em Pelotas
A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) passou a contar, nesta semana, com um drone de alta qualidade destinado ao trabalho de fiscalização em Pelotas. O equipamento vai permitir uma visão aérea das áreas urbanas, aumentando a capacidade de resposta diante de denúncias e fortalecendo a atuação contra crimes ambientais.
De acordo com o secretário da SQA, Márcio Souza, o drone permitirá monitorar toda a cidade em ciclos de 45 a 50 dias, com exceção da área próxima ao aeroporto, que é de uso restrito conforme deliberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre as situações que poderão ser verificadas estão desmatamentos, movimentações irregulares de solo, podas e supressões de árvores sem licenciamento, além de depósitos clandestinos de lixo.
“O drone vai otimizar o trabalho de fiscalização, oferecendo uma visão mais abrangente e garantindo agilidade na identificação de irregularidades. Também será possível, por exemplo, acompanhar veículos ou carroças descartando resíduos de forma irregular e identificar responsáveis, fortalecendo as ações de combate a infrações ambientais”, destacou o secretário.
Imagens de alta resolução serão utilizadas para prevenir e combater crime ambiental. Fotos: Divulgação
O uso do equipamento irá também fortalecer a integração entre secretarias. O monitoramento aéreo permitirá identificar situações que envolvam diferentes áreas da Prefeitura, como descartes irregulares de resíduos em vias públicas. Nessas ocorrências, a SQA fará interlocução com os órgãos responsáveis, garantindo resposta mais rápida e eficiente à população.