ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Metade da população de Pelotas já recebeu a 1ª dose da vacina

Mais de 170 mil pelotenses tomaram pelo menos uma das aplicações contra a Covid-19, sendo que quase 68 mil já completaram o esquema vacinal

14-07-2021 | 18:21:24

A vacinação por faixa etária é crescente em Pelotas. Nesta quarta-feira (14), o Município atingiu a marca de 170.350 pessoas imunizadas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19, de acordo com o Painel Covid Pelotas, o que representa metade da população (49,9%) já tendo iniciado o esquema de imunização. No contingente dos que já concluíram o processo, seja com a 2ª dose, seja com dose única, estão 67.458 pessoas que representam 19,7% da população.

A secretária da Saúde, Roberta Paganini, avaliou a marca como fruto de diversos fatores, como o trabalho integrado e simultâneo de vacinação, no drive-thru do Centro de Eventos e nos sete bairros da cidade. 

O Painel Covid Pelotas, nesta quarta-feira, também destaca a queda de 40% na taxa de ocupação de leitos Covid. A responsável pela pasta da saúde afirma que é perceptível a relação entre a vacinação e a redução nas taxas de internações. “Sem dúvidas é visível essa relação, principalmente dos idosos que já estão com o calendário vacinal completo”, destacou a secretária Roberta.

Vacinados

Nesta quarta-feira, também foi a vez do público com 35 anos receber a 1ª dose, no drive-thru do Centro de Eventos, com imunização de 1.679 pessoas. Nos bairros, 1.679 idosos com 61 anos ou mais, que não puderam se deslocar aos pavilhões da Fenadoce, foram vacinados com o complemento do imunizante.

2,7 mil pessoas foram imunizadas nesta quarta-feira (14). Fotos: Michel Corvello

Nesta quinta-feira (15), a vacinação continua para população com 34 anos ou mais, no Centro Eventos, das 9 às 17h. Ainda nesse dia, nos bairros, quem tiver a partir de 60 anos poderá comparecer para 2ª dose da vacina em um dos sete pontos disponíveis das 10 às 15h. 

Confira como fica o cronograma

Drive-thru

Centro de Eventos, das 9 às 17h – com entrada pela avenida Pinheiro Machado

* Quinta-feira (15) – 1ª dose para 34 anos ou mais

Bairros – das 10 às 15h

* Quinta-feira (15) – 2ª dose para 60 anos ou mais 

* Sexta-feira (16) – 1ª dose para 36 anos ou mais

* Segunda-feira (19) – 1ª dose para 35 anos ou mais

Documentação necessária

Para a 1ª dose

- Carteira de Identidade

- Comprovante de residência ou declaração de moradia assinada pelo proprietário

- Cartão SUS ou CPF  

Para a 2ª dose

- Carteira de Vacinação, para comprovar a 1ª dose

- Documento de identidade  

Para agilizar o processo de imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza, no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo. 

Endereços dos pontos de vacinação nos bairros

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada

- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

- Paróquia São José - avenida Duque de Caxias, 520 – Fragata

SMS alerta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Tags

Vacinação, Coronavírus, Covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%