A quinta e última parte da exposição fotográfica a céu aberto, alusiva à enchente de 2024, pode ser vista até o dia 20 de dezembro, em Pelotas

Memorial das Águas apresenta Retomada, no Largo do Mercado

A quinta e última parte da exposição fotográfica a céu aberto, alusiva à enchente de 2024, pode ser vista até o dia 20 de dezembro, em Pelotas
Por Joice Lima 24-11-2025 | 18:06:04
Tags: exposição , fotografias , enchente , memorial , águas , retomada

A quinta e última exposição a céu aberto do projeto Memorial das Águas – Solidariedade e Reconstrução, projeto fotográfico que documentou os danos e resgates após a enchente de 2024 no Rio Grande do Sul, chega à sua quinta e última mostra, celebrando a esperança e a resiliência do povo gaúcho. Com os registros de 24 fotógrafos, "Retomada" teve início no dia 22 de novembro e pode ser vista até 20 de dezembro, no Largo Edmar Fetter (Mercado Central), ininterruptamente, 24 horas por dia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), é apoiadora institucional da iniciativa da Galeria Escadaria e Clube Arte para Todos, viabilizada pela Lei Rouanet.

A mostra encerra um ciclo que percorreu Porto Alegre e Pelotas, com registros da maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul e das iniciativas solidárias que mobilizaram centenas de pessoas, em resposta a ela. Ao longo de cinco exposições - três em Porto Alegre e duas em Pelotas- o projeto não apenas documentou a dor e a destruição, mas, principalmente, celebrou a vida, a ajuda mútua e a incrível capacidade de recomeçar. O Memorial das Águas reuniu 98 fotógrafos e 400 fotografias, distribuídas em 80 painéis, alcançando um público estimado em 270 mil pessoas.

“'Retomada’ encerra este ciclo com um olhar voltado para o futuro. Um futuro que se reconstrói a cada dia, com o esforço e a união de todos. As imagens desta coletiva são um tributo àqueles que, mesmo diante da adversidade, não perderam a esperança e se reergueram, provando que a solidariedade é a mais poderosa ferramenta de reconstrução”, pondera o curador Marcos Monteiro.

Fotos: Volmer Perez/Secom

Fotógrafos participantes de “Retomada”:

Álvaro Sanguinetti, Andréia Kris, Anelise Ferreira, Charles Guerra, Cláudia Brandão, Cynthia Recuero, Diego Lopes, Felipe Campal, Filipi A,orim, Gilberto Renner, Gustavo Vara, Jô Folha, Jorge Lansarin, Josiane Chocho, Leandro Lopes, Lucas Pedruzzi, Mac Morales, Rafael Rosa, Renan Lemos, Selmar Medeiros, Stheve Balbinot e William Clavijo. 

Com produção executiva de Edison Nunes, o Memorial das Águas utilizou a fotografia como uma ferramenta de memória e reflexão. O tema central, "Voluntariado e Reconstrução", buscou destacar a devastação causada pelas águas e, sobretudo, a força da ajuda mútua e a capacidade de superação das comunidades atingidas.

Coordenador da Galeria Escadaria, em Porto Alegre, Monteiro diz que “’Retomada’ é o capítulo final de uma história que todos nós construímos juntos. É um momento de celebrar a vida, de honrar a memória daqueles que se foram e de olhar para o futuro com esperança. As imagens desta exposição são um testemunho da força do nosso povo, capaz de reconstruir cidades, sonhos e esperanças”. 

Serviço:

Memorial das Águas – 5ª Exposição “Retomada”

De 22 de novembro a 20 de dezembro

Local: Largo Edmar Fetter (Mercado Central) 

Visitação: diária, ao longo de 24 horas. Acesso gratuito.

Notícias Relacionadas

Colégio Pelotense realiza Festival de Curtas nesta quarta-feira

Colégio Pelotense realiza Festival de Curtas nesta quarta-feira

Prefeitura participa do 5º Mercado Audiovisual Entre Fronteras

Prefeitura participa do 5º Mercado Audiovisual Entre Fronteras

Feriado e fim de semana terão diversas atividades culturais

Feriado e fim de semana terão diversas atividades culturais

Divulgada a programação cultural para o fim de semana

Divulgada a programação cultural para o fim de semana