
Manipulação de alimentos é tema de curso para merendeiros
Preparação, armazenagem e higienização de alimentos foram alguns dos temas abordados no Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação – fruto de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), e a Faculdade Anhanguera. Nesta quinta e sexta-feira (2 e 3), a instituição sediou a formação voltada a 40 merendeiros que atuam nas Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da zona urbana de Pelotas.
Formação é voltada a 40 merendeiros do Município – Fotos: Igor Sobral
A nutricionista técnica responsável da Smed, Maria Cristina Cardoso, afirma que o objetivo é estender a capacitação para os demais profissionais vinculados às Emefs da zona rural e também às escolas de educação infantil. Maria explica que o curso está previsto por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, publicada em 2004.
“Todo manipulador de alimento precisa deste conhecimento. A instrução é importante para que os alunos recebam alimentos mais seguros e com maior qualidade”, acrescenta a nutricionista.

Nutricionista da Smed afirma que a capacitação refletirá na qualidade e segurança dos alimentos – Foto: Igor Sobral
Professoras da Anhanguera são responsáveis pelas aulas, que abordam, ainda: a contaminação dos alimentos; condições para a multiplicação de microrganismos; higienização de frutas, legumes e verduras; resfriamento, conservação e exposição dos produtos; entre outros. Além de teórica, a formação oferece exercícios práticos para as profissionais.

Aulas sobre qualidade e segurança são teóricas e práticas – Foto: Divulgação/Smed
A parceria também prevê que estudantes de nutrição da instituição realizem estágios no setor da Smed e nas escolas da rede municipal.