Mais de 30 mil pessoas visitaram os Centros de Atenção ao Turista
A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) divulgou nesta semana os números referentes aos atendimentos realizados nos Centros de Atenção ao Turista (CATs) e às ações de promoção e divulgação da cidade. Em 2018, os CATs localizados no Mercado Central, Museu da Baronesa, Estação Rodoviária (Eterpel) e Quiosque da Praia do Laranjal receberam 30.959 pessoas. O aplicativo Pelotas Tem, que oferece informações sobre o município aos usuários, e o site da Secretaria, também ganharam destaque no levantamento, com mais de 1.500 downloads e cerca de 6 mil acessos durante o ano, respectivamente.
Mercado é um dos locais que contam com o Centro de Atenção ao Turista. Fotos: Marcel Ávila
A pesquisa promovida pela diretoria de Turismo também identificou crescimento nas páginas de redes sociais que ajudam na divulgação turística do município. As páginas Pelotas Turismo no Instagram e Facebook receberam, juntas, mais de 1.300 novos usuários que passaram a acompanhar as atualizações.
O número de materiais informativos distribuídos sobre a cidade mostrou-se expressivo durante o ano. Foram 35.538 materiais entregues, com indicações de programação para turistas e visitantes, e cerca de 2.500 novos eventos cadastrados junto à Secretaria.
Sensibilização
O ano de 2018 foi marcado ainda por uma série de ações de promoção e divulgação das opções turísticas da cidade, com o objetivo de atrair novos visitantes. Para isso, a equipe da Sdeti participou de 105 eventos – entre partidas de futebol do Campeonato Brasileiro, Festival de Turismo de Gramado e Fenadoce –, com a distribuição de press kits (material informativo) a profissionais da imprensa. Em alguns dos eventos, a Sdeti ofereceu também doces tradicionais, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Pelotas.
Eventos e passeios guiados fizeram parte da programação anual da Secretaria. Fotos: Gustavo Mansur/Marcel Ávila
Relacionado à sensibilização turística, foram promovidas 107 atividades entre palestras, city tours (passeios guiados) e capacitações, com cerca de 800 pessoas alcançadas no total.