
Mais de 2.500 pessoas vacinaram-se na primeira semana do mês
Nos primeiros oito dias de setembro, a procura por imunização contra doenças respiratórias deu um salto em relação a evoluções semanais anteriores no município. Planilha atualizada de controle, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que, entre os dias 1º e 8 deste mês, 2.507 pessoas de diversos grupos receberam aplicação da dose da vacina contra Influenza. Nesta segunda-feira (8), são 105.396 imunizados em Pelotas.
Dentre os públicos-alvo, 35.965 idosos com 60 anos ou mais já fizeram a vacina. Esse número representa 51,20% do grupo. Em relação às crianças de seis meses até seis anos, 7.634 estão imunizadas, enquanto 484 gestantes receberam a dose contra Influenza. Entre os demais grupos, 61.313 moradores na cidade, com múltiplas atividades, estão vacinados.
A SMS alerta a população que, mesmo com o fim do inverno se aproximando, quando o clima se torna mais ameno, os vírus causadores das síndromes gripais, que evoluem para dificuldades respiratórias, continuam circulando e não descartam a necessidade da vacina para afastar as doenças ou abrandar a gravidade dos casos. Os óbitos registrados no Estado, por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), assim como a alta procura por atendimento de pacientes com esses quadros, na maioria ocorrem, comprovadamente, em pessoas não vacinadas.
A vacina contra Influenza é gratuita, preventiva e pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, além da Casa da Vacina, à rua Gonçalves Chaves, 437, Centro, e o campus saúde da Universidade Católica de Pelotas, à avenida Fernando Osório, 1.586, Três Vendas.