ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Mais da metade da população infantil está vacinada em Pelotas

O município tem um universo estimado em 27,9 mil crianças aptas a receber a proteção contra o coronavírus

Por Larissa Bruno 24-02-2022 | 14:19:46

Pelotas alcançou a marca de 14.434 crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19, nesta quinta-feira (24), o equivalente a 51,64% do total estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para esse público. A previsão é que 27.950 menores dessa faixa etária estejam aptos à vacinação que se iniciou, no município, em 19 de janeiro. Os números divulgados abrangem meninos e meninas que residem nas zonas urbana e rural, com e sem comorbidades ou deficiências.

Em função desse avanço na imunização e com mais da metade do público infantil vacinado, a volta às aulas da rede municipal, de forma 100% presencial, na quarta-feira (23), foi possível com garantia de maior proteção aos estudantes, professores, funcionários e famílias. Nesse sentido, a Prefeitura, responsável pela vacinação na cidade, reitera a importância que todos os pequenos recebam a vacina que protege do coronavírus. “É uma questão de saúde coletiva e uma garantia de que todos estarão mais protegidos dessa doença”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Aline Machado da Silva.

Onde levar a criança para vacinação

A imunização das crianças ocorre em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Unidade de Vacinação Infantil junto à Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, e na Casa Cenáculo, localizada na avenida Dom Joaquim, 1.568, nas Três Vendas.

Para que a criança receba a aplicação da vacina, é necessário o agendamento prévio, pelo link https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil, a fim de agilizar o atendimento e evitar aglomerações ou tempo maior de espera. Os horários oferecidos na plataforma dependem das doses disponibilizadas e da chegada de novas remessas de imunizantes enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde. A SMS esclarece que, caso o usuário tenha dificuldade ou não tenha acesso à internet poderá fazer a marcação em qualquer UBS.

A SMS informa, ainda, que é necessário observar o intervalo estipulado entre a primeira e a segunda dose, dependendo da vacina recebida pela criança, sendo de oito semanas (dois meses) para a Pfizer e o mínimo de 28 dias para a CoronaVac. O agendamento para completar o esquema vacinal das crianças já está disponível no site https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil e ocorre na rua General Neto, 1707, no Centro, ao lado do Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron).

No dia que as UBSs estiverem aplicando a vacina pediátrica, de acordo com o cronograma exposto, não haverá vacinação para adultos ou outro tipo de atendimento.

Como funciona o agendamento

Para crianças de 6 a 11 anos, que não possuem comorbidades, deficiência e imunossupressão, a aplicação será de segunda a sexta-feira, mediante agendamento no site https://www.pelotas.com.br/coronavirus/vacinacao-infantil, nas cinco UBSs definidas pela SMS. Para esse público, é aplicada a vacina CoronaVac.

Para os pequenos com idade entre 5 a 11 anos, que são imunocomprometidos, têm comorbidades ou deficiência, está sendo aplicada somente a Pfizer, também mediante agendamento prévio. A aplicação ocorre na Unidade de Vacinação Infantil, montada na Ubai Navegantes, localizada na rua Dona Darci Vargas, 212, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30min.

Confira os pontos selecionados para a imunização infantil

1ª dose

Crianças de 6 a 11 anos - CoronaVac

- De segunda a sexta-feira

Unidade de Vacinação Infantil, na Casa Cenáculo: avenida Dom Joaquim, 1.568, Três Vendas, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia)

- Segunda-feira

UBS Simões Lopes: avenida Visconde da Graça, 107, Simões Lopes

- Terça-feira

UBS Guabiroba: rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352, Fragata

- Quarta-feira

UBS Santa Terezinha: rua São Miguel, 5, Três Vendas

- Quinta-feira

UBS Laranjal: rua São Borja, 683, Laranjal

- Sexta-feira

UBS Bom Jesus: avenida Itália, 350, Areal

Crianças a partir de 5 anos e de 5 a 11 anos que sejam imunocomprometidas, tenham comorbidades ou deficiência - Pfizer

- De segunda a sexta-feira

Unidade de Vacinação Infantil, na Ubai Navegantes: rua Dona Darci Vargas, 212, Navegantes, das 9h30min às 19h30min

Documentação necessária

Crianças de 5 a 11 anos

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto (caso a criança não tenha documento com foto deverá apresentar cópia da Certidão de Nascimento juntamente com a declaração disponível neste link)

- Comprovante de residência do responsável

- Carteira de Vacinação da criança

- Declaração Vacinação para Adolescentes/Crianças (disponível em http://bit.ly/vacina-crianca-pelotas)

- Comprovante do agendamento da vacinação - com protocolo final (pode ser print da tela)

*Atestado (simples - não precisa ser padrão) para crianças de 5 a 11 anos, a fim de comprovar o imunocomprometimento, comorbidade ou deficiência

Orientações da SMS

A SMS esclarece que, para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente. 

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Carregando 0%
Carregando 0%