ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Mais 86 jovens estão capacitados pelo Start

Programa municipal que estimula o empreendedorismo, a qualificação profissional e oportuniza aproximação do mercado de trabalho já formou mais de 500 jovens

Por César Soares 26-08-2023 | 19:13:57

O programa Start, integrante do eixo prevenção social do Pacto Pelotas pela Paz, concluiu uma nova turma e conduz ao mercado de trabalho mais 86 jovens capacitados. Na noite desta sexta-feira (25), a prefeita Paula Mascarenhas fez a entrega dos certificados de conclusão em cerimônia de formatura realizada no auditório do Sicredi. 

Fotos: Rodrigo Chagas

Antes de fazer a entrega dos certificados, a chefe do Executivo, fez questão de ressaltar a relevância do Start dentro das políticas públicas para juventude.

"É uma política pública muito especial e potente, que começou como uma ação de prevenção à violência, mas que ganhou corpo pela adesão dos jovens e importância que passou a ter na formação profissional, na abertura para o mercado de trabalho e na conexão dos jovens com espaços de criação, inovação e empreendedorismo. Estamos muito orgulhosos com as parcerias formadas e felizes com tudo o que o Start já construiu", observou a prefeita.

Durante quatro meses de curso, os jovens participaram de oficinas sobre empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas de emprego. Eles também trabalharam exercícios de estímulo ao pensamento crítico e à construção de um projeto social para solucionar problemas da comunidade. A jovem Rafaela Recondo, que criou o projeto de um aplicativo para auxiliar pessoas com fibromialgia, estava empolgada com tudo que aprendeu e já faz planos para o futuro. "Está sendo uma experiência incrível para a minha vida, tive muitas oportunidades que não imaginava, fazer network, desenvolver novas habilidades. E agora quero seguir investindo para desenvolver a nossa ideia", contou.

Mundo Start 

Os resultados do aprendizado desta turma puderam ser vistos na quinta-feira (24), quando os jovens realizaram o primeiro Mundo Start, no Parque Tecnológico, uma feira de exposição onde apresentaram 16 iniciativas e soluções de impacto social, elaboradas durante a formação. A criatividade e a qualidade dos projetos foram amplamente destacadas pelo coordenador do Programa, Pablo Salomão. 

"É impressionante o quanto o Start, com essa nova metodologia, encorpou e amadureceu os projetos que são elaborados na finalização do curso focados em ideias de impacto social. Um nível que faz com que eles levem a sério e queiram tirar do papel, a partir da grande rede de apoio e parcerias que montamos e que estão sempre em busca de novos talentos" disse Salomão, destacando que jovens dessa turma já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

Ainda conforme Salomão, essa é a segunda conclusão de turma no formato Programa Start, já que a iniciativa começou como uma ação, com realização de outras sete turmas. Para a próxima turma 430 jovens se inscreveram.

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; o Procurador Geral do Município, Eduardo Trindade; o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) e representantes dos parceiros Sicredi, Parque Tecnológico e Senac.

O programa Start

O Programa Start foi criando em 2018, como uma estratégia do eixo prevenção à violência do Pacto Pelotas pela Paz. A proposta é manter os jovens e adolescentes longes de qualquer situação de risco ou violência a partir do estímulo à qualificação profissional e ao aprimoramento pessoal. Até agora 568 jovens já foram capacitados pelo Start. 

O Start é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), em parceria com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE). Nas capacitações, os jovens recebem diversas instruções voltadas ao empreendedorismo, inovação, impacto social, comportamento, personalidade, economia criativa e outras atividades práticas ligadas à capacitação. Além de proporcionar a abertura de oportunidade e aproximação deles do mercado de trabalho.

Atualmente, a iniciativa conta uma rede de 34 parceiros e apoio de mais de 30 instituições dos setores público e privado. Em 2022, o Start atingiu a marca de 1.432 pessoas envolvidas, gerando 11 ideias de impacto social, elaboradas, exclusivamente pela juventude pelotense.

Tags

Start, formatura, programa, Pacto Pelotas pela Paz

Carregando 0%
Carregando 0%