Legislativo empossa Fetter Júnior Prefeito de Pelotas
“Acredito que, apesar das nossas eventuais diferenças políticas e ideológicas, nos unem o interesse público, o bem comum, o amor à nossa terra e a vontade de trabalhar para que ela se fortaleça ainda mais”. A manifestação fez parte do discurso de posse do prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Júnior, ocorrida na manhã de hoje (2/3) na Câmara de Vereadores.
Na presença dos Vereadores, da deputada estadual Leila Fetter (PP), de lideranças políticas de vários partidos e comunitárias, dirigentes de entidades de classe e universidades, o presidente do Legislativo, José Sizenando, empossou o Prefeito Adolfo Fetter Júnior, depois de ser realizada a análise da carta reúncia entregue pelo Prefeito Bernardo de Souza e de ser declarada a vacância do cargo de Prefeito de Pelotas.
Após o Prefeito empossado proferir o juramento “de cumprir e fazer cumprir as Leis do Município, do Estado e da União e exercer o cargo sob a inspiração do patriotismo, da lealdade e da honra”, o 1º Secretário da Câmara de Vereadores, Otávio Soares (PSB), fez a leitura do ato de posse realizou pronunciamento em nome do Legislativo pelotense.
No breve discurso, Fetter Júnior conclamou a todos os Vereadores para a realização de um “pacto de governabilidade”, com a construção de projetos que visem ao benefício da coletividade. O Prefeito registrou o reonhecimento da Câmara de Vereadores e de cada parlamentar, tanto pela colaboração recebida até agora na avaliação e aperfeiçoamento dos projetos encaminhados pela Administração Municipal, como pela atitude isenta e legalista na apreciação dessa delicada realidade. “Convido-os desde já para o diálogo, que não pretende excluir ninguém, nem se subordinar a outros interesses que não o do bem comum”.
Tanto o Prefeito como os Vereadores manifestaram consternação e soliedariedade pelo drama pessoal e político a que se viu submetido o o ex-Prefeito Bernardo de Souza e sublinharam a sua qualificação, ética e honradez como homem público. “Não deve ter sido nada fácil para o Bernardo ser obrigado a abrir mão de resgatar pessoalmente tantos compromissos assumidos com o povo - em face da insuportável fragilidade da existência - e sua corajosa decisão reflete a preocupação em não prejudicar o enfrentamento das urgentes questões da Administração, de modo a atender às necessidades e expectativas da população”, disse Fetter Júnior.
CURRÍCULO – Fetter Júnior é Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. Tem Mestrado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (Rio de Janeiro/RJ) e Doutorado em Ciências Políticas pela Universidade René Descartes (Paris/França). Casado com Leila Maria Wulff Fetter, tem quatro filhas: Fabiana, Bruna, Natália e Rebecca.
Foi Vereador de Pelotas pelo PDS entre 1983 e 1988; 1.º suplente de Deputado Federal, entre 1987 e 1990 (PDS); Deputado Federal (Congresso Revisor) pelo Rio Grande do Sul, entre 1991 e 1994 (PDS); Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, entre 1995 e 1998 (PPR); Deputado Federal pelo Rio Grande do Sul, entre 1999 e 2002 (PPB); 1.º suplente de Deputado Federal, a partir de 2003 (PP); Vice-Prefeito, a partir de janeiro de 2005 e Prefeito em exercício, a partir de 11/11/2005.