ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Largo do Mercado ganha Esquina do Axé e Manifestações Populares

Prefeita Paula Mascarenhas inaugura ponto localizado no encontro das ruas Quinze de Novembro e Lobo da Costa, um espaço próprio para eventos das religiões afro-brasileiras e para mobilizações

08-01-2022 | 13:07:48

*Colaboração de Joice Lima

Um espaço especial, no encontro das ruas Quinze de Novembro e Lobo da Costa, no Largo do Mercado Central, se tornou a partir deste sábado (8), a Esquina do Axé e das Manifestações Populares. Em ato simbólico, a prefeita Paula Mascarenhas sancionou a lei de autoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que dedica o local para eventos e cultos ligados às religiões e outros movimentos de matriz afro-brasileira, além de concentrações populares. No ato, uma placa indicativa foi inaugurada. 

Fotos: Rodrigo Chagas
“Essa esquina do Mercado, com a Prefeitura e a Praça Coronel Pedro Osório, é importantíssima e tem sido, ao longo do tempo, a nossa esquina democrática, onde as pessoas que querem fazer algum movimento, seja artístico, religioso, de protesto. Essa esquina é de todos os pelotenses. ”, destacou a prefeita.

A Esquina foi criada, de acordo com Coitinho, atendendo a um pedido da Associação Municipal de Umbanda, Kimbanda e Cultos Afrobrasileiros (Amukcab), que buscava um local próprio para a realização de campanhas sociais e outras atividades. Com a colaboração do Poder Executivo, também foi estendida às manifestações de outros movimentos da cidade, que tradicionalmente se expressam no Largo Edmar Fetter. “Hoje damos nossa contribuição, com um espaço para que, quem desejar, possa utilizar para sua manifestação religiosa ou não. O espaço é de vocês e nosso”, afirmou o vereador.

Fotos: Rodrigo Chagas

Presente na solenidade, a presidente da Amukcab, Daiana Barros, também reiterou o quanto o espaço dedicado à religião e as manifestações é importante e necessário para a comunidade. “Para algumas pessoas é só uma placa, mas não é só isso, pois nela está escrito que na esquina do Mercado Central, junto à Prefeitura de Pelotas, temos o reconhecimento de que existe nesta cidade um espaço para que as pessoas possam dizer: vamos dar as mãos, vamos olhar para o lado, vamos trazer o nosso Axé e as nossas vozes, mas sempre com respeito de entender os direitos e os deveres que temos”, destacou Daiana.

Acompanham o ato os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, além do presidente do Conselho Municipal dos Povos de Terreiro, Babalorixá Juliano de Oxum.

Tags

largo do mercado, umbanda, esquina, pelotas, axé

Carregando 0%
Carregando 0%