ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

Laranjal pronto para veraneio: investimentos estruturais

Prefeitura de Pelotas prioriza serviços públicos destinados ao bairro, para que moradores e visitantes possam usufruir de um espaço organizado e de qualidade neste verão

Por Tânia Magalhães 24-11-2021 | 13:34:46

Neste ano, a temporada de veraneio nos balneários do Laranjal contará com diferenciais. Avanços na infraestrutura transformaram o bairro nos últimos tempos, além de força-tarefa, reunindo equipe e maquinário do Município, terem reforçado as atividades de melhorias e manutenção. A Secretaria de Ações da Cidade (SAC), integrada pelas pastas que atuam diretamente nas necessidades dos bairros de Pelotas, está mobilizada na preparação da praia para os moradores e para receber visitantes durante o verão.

O coordenador da SAC, secretário Flávio Al-Alam, informa que a temporada de veraneio tem recebido especial atenção das equipes. “Analisamos pontos que necessitavam de melhorias e criamos uma agenda de trabalho para cada setor, com a finalidade de tornar o Laranjal ainda mais atraente e aprazível para todos os públicos”. 

Saiba mais sobre os avanços na infraestrutura

No decorrer do ano, o Laranjal recebeu vultosos investimentos, com diversas origens dos recursos. A infraestrutura foi contemplada com a execução de projetos arrojados, modernos, com a finalidade de valorizar os balneários, a cidade e, principalmente, as pessoas que moram no bairro, visitam-no ou nele se hospedam em temporada.

Iluminação em LED oferece segurança e torna a praia ainda mais atraente - Fotos: Arquivo/Ascom

A iluminação em LED na orla, nas avenidas Doutor Antônio Augusto de Assumpção Júnior e Jorge Ivan da Costa Gertum, transformou o Laranjal entre o trapiche e a rua Irma Montanelli. À noite, além de mais seguro, o local tornou-se convidativo a passeios, descanso, lazer, recreação, convivência e contemplação das belezas naturais da Lagoa dos Patos. 

Trapiche passa por reforma e qualificação - Fotos: Arquivo/ Ascom

A reforma e modernização do Trapiche do Laranjal – um dos pontos mais tradicionais e cartão postal da praia – foi viabilizada por mobilização do Município e Parceria Público Privada (PPP). O local voltou a ser frequentado, aproveitado e admirado, reafirmando a identidade do balneário.

Para incrementar o acesso à orla, o terceiro percurso passou por total requalificação. As avenidas Arthur Augusto Assumpção e Senador Joaquim Assumpção, no Valverde, receberam mudanças, com obras de drenagem, terraplanagem, meios-fios, pavimentação asfáltica, acessibilidade, paisagismo, ciclofaixa e sinalização viária. Neste verão, será possível escolher por onde entrar ou sair da praia.

Avenidas são transformadas para beneficiar moradores e visitantes - Foto: Arquivo/Ascom

Para avançar na revitalização de outra importante avenida do mapa viário do bairro – a Espírito Santo -, itinerário de transporte coletivo, dois trechos foram requalificados neste ano, além de parte da rua São Borja, organizando e beneficiando a mobilidade.

O Balneário dos Prazeres, chamado também de Barro Duro, não foi deixado de lado. A avenida Pernambuco foi beneficiada com investimentos. A via é o principal acesso à orla do Totó, reserva de mata nativa, e ao 2º distrito de Pelotas, a Colônia de Pescadores Z3.

Saneamento e esgoto

O Sanep soma-se à disposição do Município de transformar o Laranjal em lugar ímpar para moradia e veraneio, atuando na qualificação do abastecimento de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos.

Para que não falte água, é providenciada a alocação de estrutura móvel de reforço para a Estação que abastece o bairro. Quanto ao esgoto, foi realizada obra de extensão da rede e ampliação das ligações residenciais. Sobre o recolhimento de resíduos sólidos, haverá acréscimo da frequência e, em relação a recicláveis, o aumento da coleta seletiva está em análise. Quanto à drenagem, é executado permanentemente o cronograma de limpeza de canais.

Zeladoria

A zeladoria do bairro Laranjal é efetuada durante todo o ano. Para o veraneio, intensificam-se as ações estratégicas. Patrolamento, ensaibramento, revisão dos pontos de iluminação pública, limpeza da areia da orla, remoção de entulhos e focos de acúmulo de lixo são parte das intervenções realizadas na praia, somadas à conservação das praças e espaços à disposição do público.

Neste ano, o Laranjal foi o local pioneiro a receber o projeto Bairro Bem Cuidado, com intervenções completas de zeladoria.

Bairro Bem Cuidado revitaliza o bairro com diversas frentes de trabalho - Fotos: Arquivo/Ascom

Conheça os trabalhos que foram feitos e seguem em execução pelas equipes da Prefeitura no bairro.

* Secretaria de Transporte e Trânsito (STT)

- Manutenção das rotatórias

- Pinturas da sinalização viária

- Revisão da questão dos trailers

* Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui)

- Reforço da limpeza e manutenção

- Reestruturação do chafariz

- Reforço na manutenção das vias principais e do interior dos balneários

* Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA)

- Programa Ciclo Verde, no Recanto de Portugal, com o eixo ‘Bairro Verde’ para levantamento das necessidades de poda e supressão dessa região

- Mutirão de podas das árvores da orla da praia e das avenidas principais

- Ações de Educação Ambiental

* Sanep

- Restauração do sistema hidráulico do chafariz

- Limpeza dos canais

- Ampliação das coletas seletiva e orgânica

- Inserção de um conteiner de água tratada

- Manutenção periódica dos contêineres dos banheiros

- Manutenção dos chuveiros públicos

- Drenagem na via em frente ao salão San Sebastian

* Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop)

- Correção de pavimento em frente à antiga pizzaria Aki

- Revitalização de todas as rótulas do Laranjal

- Revitalização do calçamento de paralelepípedos do início da avenida Rio Grande do Sul

Tags

laranjal, balneários, temporada de veraneio, investimentos, obras, melhorias, zeladoria

Carregando 0%
Carregando 0%