Ismael, Sônia e Maurício se apresentam no Sete

Por Divulgação 26-06-2006 | 00:00:00
Tags:

Nesta terça-feira (27), às 18h30min, integrando o projeto Sete ao Entardecer, sobem ao palco do Theatro Sete de Abril o trio musical formado pelo violinista Ismael Domingues, a solista Sônia Cava e o violonista Maurício Mendonça.

O repertório do espetáculo será dividido em duas etapas: violino e piano e violino e violão. A primeira parte apresentará Sonata n.5 Opus 64, de Beethoven; Tzardas, de Monti e Thais Meditação, de Massanet. A segunda parte, de Astor Piazzola, serão apresentados Libertango, Café 1930 e Adios nnonino – arranjo de Luciano Nazario.

Ismael Domingues iniciou seus estudos de violino em 1993, na Escola de Belas Artes, “Heitor de Lemos”, na cidade de Rio Grande, com o professor Paulo Penha. Em 2000 foi selecionado pela Universidade Livre de Música Tom Jobim, em São Paulo, ingressando também na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, convidado pelo maestro João Maurício Galindo. Participou de diversas orquestras no Chile, entre elas: Orquestra Filarmônica da Quinta Região, Orquestra de Câmara Fritz Kreisler, Orquestra de Câmara da Universidade Católica e Orquestras Solistas Barroco, do Teatro Municipal de Santiago. Atualmente, cursa Bacharelado em Violino, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, também é integrante da Orquestra Filarmônica da Sociedade Pelotense Música pela Música.

O violonista Maurício Mendonça é natural de Pelotas, iniciou seus primeiros acordes no violão aos 14 anos, época em que tocava música popular. Em 1998 ingressou no curso de Bacharelado em Violão. Teve aulas com Clayton Ventromilla, José Homero Pires Júnior e Márcio de Souza, concluindo o curso em 2003.

A partir de sua formação acadêmica vem se destacando também como solista e atuando em grupos camerísticos, executando o repertório erudito. Integrou o grupo Violando e foi premiado no X Gramado Cine Vídeo, pela composição da trilha sonora no vídeo “Freestyle”, e ainda, primeiro colocado no Concurso Nacional de Violão Clássico da Escola de Artes de Chapecó – RS. Atualmente, além dos palcos, também atua como professor de violão no Conservatório de Música Prof. Elaci Schneider.

A terceira integrante do trio é Sônia Cava de Oliveira, professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado de Música, da UFPel. Começou seus estudos na classe de Iniciação Musical do Conservatório de Música de Pelotas, com Ruth Nunes. Posteriormente estudou com as professoras Conceição Nascimento, Maria Luiza Mendonça e Maria Leda dos Santos.

Concluiu o curso de Licenciatura em Música e Bacharelado em Piano pela UFPel, estudando ainda, Especialização Didática e Literatura Pianística, na mesma instituição. Em 1989 finalizou seu mestrado em Piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem atuado como solista e camerista em várias cidades do Estado e no Rio de Janeiro. Foi solista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e atualmente coordena os projetos de extensão “Valorizando Talentos” e “Oficinas de Música” na UFPel.

O projeto Sete ao Entardecer, idealizado e promovido pela Secult, foi lançado em julho do ano passado, durante a semana do aniversário de Pelotas, oferecendo aos artistas e a comunidade em geral um espaço gratuito, destinado a espetáculos musicais de diferentes gêneros, numa recuperação do que já ofereceu o extinto Música ao Entardecer.

Notícias Relacionadas

Oitiva do Ciclo 2 da Pnab reúne 75 pessoas na Prefeitura

Oitiva do Ciclo 2 da Pnab reúne 75 pessoas na Prefeitura

Lançamento do Carnaval de Pelotas 2026 é nesta sexta na Fenadoce

Lançamento do Carnaval de Pelotas 2026 é nesta sexta na Fenadoce

Primeira Oitiva do Ciclo 2 da Pnab é nesta quinta

Primeira Oitiva do Ciclo 2 da Pnab é nesta quinta

Pelotas participa do 4º Encontro Nacional da Rede Urban95 em Fortaleza

Pelotas participa do 4º Encontro Nacional da Rede Urban95 em Fortaleza