ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Intervenção no Mercado Central marca o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Iniciativa da Prefeitura convida a população a “guardar os preconceitos no armário”

Por Micael Carvalho 28-06-2022 | 16:43:35

A Prefeitura de Pelotas lançou nesta terça-feira (28), uma dinâmica de intervenção urbana em referência ao Dia do Internacional do Orgulho LGBTQIA+. No evento, realizado no Mercado Central, foi apresentado um armário destinado à colocação de falas, frases e expressões que propagam a lgbtfobia. A ideia da iniciativa, desenvolvida junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Cidadania LGBTQIA+, é chamar a atenção da comunidade para a pauta e motivar a população, de forma lúdica, a guardar o preconceito.

Fotos: Gustavo Vara

“Nós atuamos hoje em prol do respeito às diferenças, pois a gente acredita que são justamente as diferenças que enriquecem a sociedade e nos fazem evoluir. Nesse sentido, estamos promovendo simbolicamente essa ação onde a ideia é se livrar do preconceito. Chega de violência contra a população LBGT. Vamos em busca de uma cultura de paz, onde haja respeito à diversidade”, destacou a Chefe do Executivo.

Foto: Michel Corvello

Para motivar a participação da comunidade, a campanha lançada no pátio do Mercado Central deve ser ampliada para outros pontos da cidade, de acordo com as condições climáticas do município. Marcos Fernandes, um dos diretores do Conselho Municipal LGBT, falou sobre a data e a importância de ações que promovem o debate sobre a temática.

“Hoje é um dia de orgulho, mas infelizmente a gente não consegue deixar de falar dessa violência que sofremos todos os dias. Esse tipo de ação da Prefeitura mostra que a nossa população tem apoio, que essas políticas podem ter voz, o que é muito importante para que não sejamos mais estigmatizados e discriminados como já somos”, destacou o diretor.

Também participaram da ação o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, e a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.

Dia Internacional do Orgulho

A data faz referência ao dia 28 de junho de 1969, quando um grupo de manifestantes LBGT deu início à chamada rebelião de Stonewall. O movimento ficou conhecido desta forma, após as tentativas de invasão da polícia ao Bar Stonewall Inn, o qual ficava na cidade de Nova Iorque e era destinado à população LGBT.

Desde então esse dia tem sido celebrado em diversos países ao longo do mundo, reforçando a pauta da diversidade e reafirmando a necessidade de direitos iguais à comunidade LGBT.

Quando Ousamos Existir

As atividades em referência ao orgulho LGBT seguem nos próximos dias. Um documentário, produzido pelas universidades federais de Pelotas (UFPel) e do Espírito Santo (UFES) e o Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT do Rio de Janeiro (GAI-RJ), deve ser exibido na próxima quinta-feira (30).

No filme é retratada a luta política-cultural pela liberação e afirmação homossexual no Brasil. A partir de entrevistas com ativistas de diversos estados brasileiros, o documentário intitulado “Quando ousamos existir”, conta o processo de construção do Movimento LGBTI+ Brasileiro.

A pré-estreia do documentário acontece às 16h na Sala de Cinema da UFPel, localizada na rua Lobo da Costa, 447. Após a exibição será proposto um bate-papo com os presentes referente a temática. A entrada é gratuita.

Tags

dia do orgulho, conselho municipal LGBTQIA+

Carregando 0%
Carregando 0%