Interessados devem procurar unidades do Cras até sexta-feira (19). São 80 vagas para casais de Pelotas

Inscrições para Casamento Coletivo encerram-se nesta semana

Interessados devem procurar unidades do Cras até sexta-feira (19). São 80 vagas para casais de Pelotas
Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 15-04-2024 | 17:47:30
Tags: casamento coletivo

As inscrições para o Casamento Coletivo de 2024 podem ser feitas até a sexta-feira (19). São 80 vagas, abertas a todos os casais, independente de idade, crenças religiosas ou orientação sexual

Fotos: Michel Corvello

Para se inscrever, os interessados devem ir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), das 8 às 15h. A participação é totalmente gratuita – incluindo os vestidos das noivas, coquetel de recepção e o local da cerimônia, que será no Theatro Guarany, dia 21 de junho. 

O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, diz que o matrimônio é a realização do sonho de tantos casais, uma oportunidade que muitas pessoas não teriam fora do casamento coletivo e que pode não se repetir em outros anos. “Quem quer casar e não pode custear as despesas sozinho deveria aproveitar essa oportunidade. Estamos fazendo isso com todo o carinho para que fique para sempre na memória dos noivos e noivas e de suas famílias – pais, mães, filhos e filhas. A festa vai ser linda, no Theatro Guarany, simplesmente inesquecível”, garante.

Para a noiva Tauane Cavalheiro de Almeida, o casamento une o casal e oficializa a relação para “ficar oficialmente casados”. Ela diz acreditar que vai ser uma cerimônia muito bonita, pois foi à da tia, que participou do Casamento Coletivo na edição de 2023, e achou “bem bonito”. Ela e o marido Renato Tavares Porto, juntos há dez anos, têm uma filha de seis anos e, depois do casamento da tia, decidiu que já estava na hora de oficializar a relação deles. “Eu gostei bastante e disse, neste ano vamos nos inscrever. Acho que já estava na hora. Nós estamos bem ansiosos, bem felizes, bem contentes”, avaliou Tauane. 

Para se inscrever, é necessário apresentar os documentos do casal, como RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento para os solteiros, certidão de casamento averbada para os divorciados, e certidão de casamento com anotação de óbito para os viúvos. As certidões precisam ter, no máximo, 60 dias. 

No momento da inscrição, os casais receberão a lista de documentos solicitados pelo cartório e definições que serão solicitadas, como o nome que utilizarão após o casamento – se adotarão o sobrenome do cônjuge ou se seguirão com o nome de solteiro, e o regime de bens – Parcial de Bens (os bens adquiridos a partir do casamento pertencem aos dois), Universal de Bens (todos os bens, adquiridos ou já existentes passam a pertencer aos dois), Separação Total de Bens (cada um terá a propriedade exclusiva de seus bens). 

Confira como entrar em contato com os Cras

Cras Areal – avenida Domingos de Almeida, 813, Areal. WhatsApp (53) 3199-8862

Cras Centro – rua Gonçalves Chaves, 407, Centro. WhatsApp (53) 3199-8189.

Cras Fragata – avenida Duque de Caxias, 734, Fragata. WhatsApp (53) 3199.8827

Cras São Gonçalo – rua Dona Darcy Vargas, 212, Navegantes. WhatsApp (53) 3199.8867

Cras Três Vendas – rua 15, 81, Pestano. WhatsApp (53) 3199.8861

Cras Z3 – rua Rafael Brusque, 113, Colônia Z3. WhatsApp (53) 3199.8814

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura promove Campanha do Agasalho em resposta ao frio extremo

Prefeitura promove Campanha do Agasalho em resposta ao frio extremo

Prefeitura monitora situação das chuvas no município

Prefeitura monitora situação das chuvas no município

Prefeitura promove ações de combate ao trabalho infantil

Prefeitura promove ações de combate ao trabalho infantil