II Encontro de Teatro de Pelotas oferece oficinas gratuitas
O II Encontro de Teatro de Pelotas, que acontece de 12 a 14 de novembro, congrega todos aqueles que atuam no teatro, nas suas mais diferentes funções. O evento pretende proporcionar aos artistas de Pelotas e Região Sul, um momento privilegiado para expor e discutir questões relevantes, contribuir de forma significativa para alavancar a produção e enriquecer os trabalhos na área teatral, marcando a retomada de um diálogo vivo com a nossa tradição.
Durante o Encontro serão oferecidas oficinas de dramaturgia e cenografia, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas, até o fechamento das vagas, na secretaria do Theatro Sete de Abril, situadas na rua 15 de Novembro, 560A, no horário das 13h às 18h.
Oficina de Dramaturgia
Ministrante: Miriam Benigna
Número de alunos: 25
Carga horária: 06 hs
Período: 12 a 14/11, das 10 às 12 hs
Oficina de Cenografia
Ministrante: Claudio Benevenga
Número de alunos: 25
Carga horária: 06 hs
Período: 12 a 14/11, das 10 as 12 hs
O Encontro de Teatro de Pelotas é uma realização da Prefeitura de Pelotas, Secretaria de Cultura (Secult) e Theatro Sete de Abril, e conta com a parceria da UFPel, Curso de Teatro, e SESC/Pelotas.
Segue os espetáculos selecionados, bem como as oficinas e debates que ocorrerão durante o evento. As peças locais possuem entrada franca e os espetáculos convidados Adélias (R$ 12,00) e Otelo (R$ 15,00).
DIA 12/11
Oficina de Dramaturgia – 10h
Ministrante: Miriam Benigna
Local: Foyer do Theatro Sete de Abril
Oficina de Cenografia – 10h
Ministrante: Cláudio Benevenga
Local: SESC
Lançamento do II Encontro de Teatro de Pelotas, durante o Cena Literária, com a apresentação do espetáculo “Usando Drummond para falar” do Centro de Pesquisa e Movimento Berê Fuhro Souto – 18h – Foyer do Theatro Sete de Abril.
Apresentações Teatrais
Horário: 20H30
Grupo: Maria Falkembach
Espetáculo: Adélias, Marias, Franciscas
Direção: Maria Falkembach
DIA 13/11
Oficina de Dramaturgia – 10h
Ministrante: Miriam Benigna
Local: Foyer do Theatro Sete de Abril
Oficina de Cenografia – 10h
Ministrante: Cláudio Benevenga
Local: SESC
Debate: Dança-teatro
Com Berê Fuhro Souto e Maria Falkemback
Horário:18h
Local: Feira do livro
Apresentações Teatrais
Horário: 14h
Grupo: Grupo Fuxico
Espetáculo: Show de Palhaços
Direção: O grupo
Horário: 20h30
Grupo: Companhia Pelotense de Repertório
Espetáculo: Depois do Happy Ending
Direção: Flávio Dornelles
DIA 14/11
Oficina de Dramaturgia – 10h
Ministrante: Miriam Benigna
Local: Foyer do Theatro Sete de Abril
Oficina de Cenografia – 10h
Ministrante: Cláudio Benevenga
Local: SESC
Debate: Pesquisa científica e criação artística: entre a universidade e a sociedade com Enéas Tavares, Aline Castamman e Carmem Biasoli
Horário:18h
Local: Feira do livro
Apresentações Teatrais
Horário: 14h
Grupo: Cia. Cem Caras de Teatro
Espetáculo: O enigma de Cid
Direção: Flávio Dornelles
Horário: 20h30
Grupo: Traduzindo e encenando Shakespeare
Espetáculo: Otelo
Direção: Aline Castaman e Enéas Tavares
DIA 15/11
Apresentações Teatrais
Horário: 16h
Grupo: Casa de Brinquedo
Espetáculo: Dois perdidos numa noite suja
Direção: Chico Meirelles
Horário: 20h30
Grupo: Teatro Permanente da Ucpel
Espetáculo: Viúva Pitorra
Direção: Valter Sobreiro
Oficinas:
Oficina de dramaturgia
Análise e estrutura de texto dramático, apresentando o panorama da dramaturgia mundial brasileira.
Oficina de cenografia
Fundamentos da criação e confecção de cenários. Funções e relações desses elementos no espetáculo. Aplicação dos conhecimento à prática de montagem. O estudo do personagem no contexto.
Peças:
Usando Drummond para falar às pessoas – 12.11 – 18h – Foyer do Theatro
O Centro de Pesquisa e Movimento – Berê Fuhro Souto fará a abertura do II Encontro de Teatro, com uma temática que aliará a linguagem da danç-teatro, numa proposta de passar a poética de Drummond na procura das pessoas para darem sentido às coisas simples da vida, reavaliando o cotidiano, amor, perdas, política, liberdade ou inveja.
Adélias, Marias, Franciscas – Espetáculo convidado de POA – 12.11 -20h30 – R$ 12,00
http://dramaturgiadocorpo.blogspot.com
Show de Palhaços – 13.11 – 14h
O grupo Fuxico se formou na preocupação de levar à criança ao seu imaginário, sentindo que seu espaço estava limitado por um mundo tecnológico. Acharam por bem fazer que esses pequeninos não perdessem o lúdico, assim surgiu a figura do palhaço, resgatando o sorriso, a alegria, e a pureza de sentir-se criança. O show de palhaços é um espetáculo teatral voltado para crianças e adultos, onde o público viaja num mundo imaginário de fantasia, humor e alegria.
Depois do Happy Ending – 13.11 – 20h30
O Enigma de Cid – 14.11 – 14h
O Enígma de Cid parte de uma tradição bastante conhecida pelos adultos, e tão pouco divulgada as crianças, as famosas façanhas de Hércules. Cid e sua turma estão em conflito, o menino é agressivo com os colegas, acaba ficando sozinho isolado dorme e sonha, mas não é punido e sim desafiado a um rol de tarefas, que em sua imaginação, frustada por não poder realizar-se plenamente projeta-se numa fantasia que ocupará o seu sonho, ou melhor, pesadelo. O roteiro mítico passa por o Leão de Neméia, a esfinge, Cerenita a serva, a hidra de Lerna, as aves do lago estinfalo entre outros. O texto aborda as chamadas crianças problema, sem descair para o pedagogismo da culpa ou inocência do personagem Cid, mas opta por uma auto descoberta que possibilita um espetáculo dinâmico o texto abre perspectiva para a ação dramática não apenas interna quanto externa, graças a movimentação física que sugere as situações abordadas e a reflexão que o menino apresenta a platéia.
Otelo – Espetáculo convidado de Santa Maria – 14.11 - 20h30 – R$ 15,00
O projeto almeja uma nova montagem teatral para Otelo – O Mouro de Veneza, de William Shakespeare e supõe a consciência dos desafios envolvidos. A começar pelo autor, que usa, além da ação intensificada pela trama e pela ação cênica, uma grande variedade de solilóquios que também aproxima o texto da lírica subjetiva, o que poderia facilmente afastar a atenção de um público, em sua grande maioria, não acostumado com o texto versificado. Um outro desafio é a própria variação tonal do texto de Otelo, drama no qual a própria linguagem alcança outros parâmetros, outros propósitos. Se comumente a linguagem é vista como o resultado do esforço humano de organizar e conceituar seu mundo, na peça ela é usada exatamente para o oposto: para adulterar e desorganizar a estrutura mental de sua protagonista, o belicoso e eloqüente Otelo.
Dois perdidos numa noite suja – Grupo casa de brinquedos – 15.11 - 16h
Montagem do grupo Casa de Brinquedos para o texto de Plínio Marcos. Miséria e tragédia urbana na vida de dois biscateiros que procuram na marginalidade uma saída para seus problemas, uma reflexão sobre a condição humana.
A Viúva Pitorra
A Viúva Pitorra (1896) foi o primeiro trabalho individual de Simões Lopes Neto, sob o pseudônimo de Serafim Bemol, que ele adotava como dramaturgo. Baseado num fato real, a peça é uma sucessão de situações non sense envolvendo duas viúvas ansiosas por arranjar marido, um quarentão mal de vida, um jovem caixeiro obcecado por viúvas e um endiabrado garotinho, compondo uma enredada e divertida trama.
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