II Encontro de Teatro de Pelotas oferece oficinas gratuitas

Por Divulgação 07-11-2008 | 00:00:00
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O II Encontro de Teatro de Pelotas, que acontece de 12 a 14 de novembro, congrega todos aqueles que atuam no teatro, nas suas mais diferentes funções. O evento pretende proporcionar aos artistas de Pelotas e Região Sul, um momento privilegiado para expor e discutir questões relevantes, contribuir de forma significativa para alavancar a produção e enriquecer os trabalhos na área teatral, marcando a retomada de um diálogo vivo com a nossa tradição.

Durante o Encontro serão oferecidas oficinas de dramaturgia e cenografia, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas, até o fechamento das vagas, na secretaria do Theatro Sete de Abril, situadas na rua 15 de Novembro, 560A, no horário das 13h às 18h.


Oficina de Dramaturgia

Ministrante: Miriam Benigna

Número de alunos: 25

Carga horária: 06 hs

Período: 12 a 14/11, das 10 às 12 hs


Oficina de Cenografia

Ministrante: Claudio Benevenga

Número de alunos: 25

Carga horária: 06 hs

Período: 12 a 14/11, das 10 as 12 hs


O Encontro de Teatro de Pelotas é uma realização da Prefeitura de Pelotas, Secretaria de Cultura (Secult) e Theatro Sete de Abril, e conta com a parceria da UFPel, Curso de Teatro, e SESC/Pelotas.

Segue os espetáculos selecionados, bem como as oficinas e debates que ocorrerão durante o evento. As peças locais possuem entrada franca e os espetáculos convidados Adélias (R$ 12,00) e Otelo (R$ 15,00).



DIA 12/11


Oficina de Dramaturgia – 10h

Ministrante: Miriam Benigna

Local: Foyer do Theatro Sete de Abril


Oficina de Cenografia – 10h

Ministrante: Cláudio Benevenga

Local: SESC


Lançamento do II Encontro de Teatro de Pelotas, durante o Cena Literária, com a apresentação do espetáculo “Usando Drummond para falar” do Centro de Pesquisa e Movimento Berê Fuhro Souto – 18h – Foyer do Theatro Sete de Abril.


Apresentações Teatrais

Horário: 20H30

Grupo: Maria Falkembach

Espetáculo: Adélias, Marias, Franciscas

Direção: Maria Falkembach


DIA 13/11


Oficina de Dramaturgia – 10h

Ministrante: Miriam Benigna

Local: Foyer do Theatro Sete de Abril


Oficina de Cenografia – 10h

Ministrante: Cláudio Benevenga

Local: SESC


Debate: Dança-teatro

Com Berê Fuhro Souto e Maria Falkemback

Horário:18h

Local: Feira do livro


Apresentações Teatrais

Horário: 14h

Grupo: Grupo Fuxico

Espetáculo: Show de Palhaços

Direção: O grupo


Horário: 20h30

Grupo: Companhia Pelotense de Repertório

Espetáculo: Depois do Happy Ending

Direção: Flávio Dornelles


DIA 14/11


Oficina de Dramaturgia – 10h

Ministrante: Miriam Benigna

Local: Foyer do Theatro Sete de Abril


Oficina de Cenografia – 10h

Ministrante: Cláudio Benevenga

Local: SESC


Debate: Pesquisa científica e criação artística: entre a universidade e a sociedade com Enéas Tavares, Aline Castamman e Carmem Biasoli

Horário:18h

Local: Feira do livro


Apresentações Teatrais


Horário: 14h

Grupo: Cia. Cem Caras de Teatro

Espetáculo: O enigma de Cid

Direção: Flávio Dornelles


Horário: 20h30

Grupo: Traduzindo e encenando Shakespeare

Espetáculo: Otelo

Direção: Aline Castaman e Enéas Tavares


DIA 15/11


Apresentações Teatrais

Horário: 16h

Grupo: Casa de Brinquedo

Espetáculo: Dois perdidos numa noite suja

Direção: Chico Meirelles


Horário: 20h30

Grupo: Teatro Permanente da Ucpel

Espetáculo: Viúva Pitorra

Direção: Valter Sobreiro


Oficinas:


Oficina de dramaturgia

Análise e estrutura de texto dramático, apresentando o panorama da dramaturgia mundial brasileira.


Oficina de cenografia

Fundamentos da criação e confecção de cenários. Funções e relações desses elementos no espetáculo. Aplicação dos conhecimento à prática de montagem. O estudo do personagem no contexto.


Peças:


Usando Drummond para falar às pessoas – 12.11 – 18h – Foyer do Theatro


O Centro de Pesquisa e Movimento – Berê Fuhro Souto fará a abertura do II Encontro de Teatro, com uma temática que aliará a linguagem da danç-teatro, numa proposta de passar a poética de Drummond na procura das pessoas para darem sentido às coisas simples da vida, reavaliando o cotidiano, amor, perdas, política, liberdade ou inveja.


Adélias, Marias, Franciscas – Espetáculo convidado de POA – 12.11 -20h30 – R$ 12,00

http://dramaturgiadocorpo.blogspot.com


Show de Palhaços – 13.11 – 14h

O grupo Fuxico se formou na preocupação de levar à criança ao seu imaginário, sentindo que seu espaço estava limitado por um mundo tecnológico. Acharam por bem fazer que esses pequeninos não perdessem o lúdico, assim surgiu a figura do palhaço, resgatando o sorriso, a alegria, e a pureza de sentir-se criança. O show de palhaços é um espetáculo teatral voltado para crianças e adultos, onde o público viaja num mundo imaginário de fantasia, humor e alegria.


Depois do Happy Ending – 13.11 – 20h30


O Enigma de Cid – 14.11 – 14h

O Enígma de Cid parte de uma tradição bastante conhecida pelos adultos, e tão pouco divulgada as crianças, as famosas façanhas de Hércules. Cid e sua turma estão em conflito, o menino é agressivo com os colegas, acaba ficando sozinho isolado dorme e sonha, mas não é punido e sim desafiado a um rol de tarefas, que em sua imaginação, frustada por não poder realizar-se plenamente projeta-se numa fantasia que ocupará o seu sonho, ou melhor, pesadelo. O roteiro mítico passa por o Leão de Neméia, a esfinge, Cerenita a serva, a hidra de Lerna, as aves do lago estinfalo entre outros. O texto aborda as chamadas crianças problema, sem descair para o pedagogismo da culpa ou inocência do personagem Cid, mas opta por uma auto descoberta que possibilita um espetáculo dinâmico o texto abre perspectiva para a ação dramática não apenas interna quanto externa, graças a movimentação física que sugere as situações abordadas e a reflexão que o menino apresenta a platéia.


Otelo – Espetáculo convidado de Santa Maria – 14.11 - 20h30 – R$ 15,00


O projeto almeja uma nova montagem teatral para Otelo – O Mouro de Veneza, de William Shakespeare e supõe a consciência dos desafios envolvidos. A começar pelo autor, que usa, além da ação intensificada pela trama e pela ação cênica, uma grande variedade de solilóquios que também aproxima o texto da lírica subjetiva, o que poderia facilmente afastar a atenção de um público, em sua grande maioria, não acostumado com o texto versificado. Um outro desafio é a própria variação tonal do texto de Otelo, drama no qual a própria linguagem alcança outros parâmetros, outros propósitos. Se comumente a linguagem é vista como o resultado do esforço humano de organizar e conceituar seu mundo, na peça ela é usada exatamente para o oposto: para adulterar e desorganizar a estrutura mental de sua protagonista, o belicoso e eloqüente Otelo.

Dois perdidos numa noite suja – Grupo casa de brinquedos – 15.11 - 16h

Montagem do grupo Casa de Brinquedos para o texto de Plínio Marcos. Miséria e tragédia urbana na vida de dois biscateiros que procuram na marginalidade uma saída para seus problemas, uma reflexão sobre a condição humana.


A Viúva Pitorra

A Viúva Pitorra (1896) foi o primeiro trabalho individual de Simões Lopes Neto, sob o pseudônimo de Serafim Bemol, que ele adotava como dramaturgo. Baseado num fato real, a peça é uma sucessão de situações non sense envolvendo duas viúvas ansiosas por arranjar marido, um quarentão mal de vida, um jovem caixeiro obcecado por viúvas e um endiabrado garotinho, compondo uma enredada e divertida trama.

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