
Igualdade Racial é pauta no espaço da Prefeitura na Fenadoce
Acontece na tarde desta quinta-feira (24), no estande da Prefeitura na 31ª edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce), realizada pela Secretaria de Igualdade Racial (Smir), a divulgação dos canais oficiais de denúncia de casos de racismo, distribuição de material informativo de como identificar atos de preconceitos raciais e como agir, tanto para vítimas, quanto para quem presencia as ocorrências. Além do combate à discriminação racial, a Smir leva à Fenadoce, materiais com orientações técnicas para o trabalho social com famílias indígenas, referências técnica para a atuação de psicólogos junto aos povos indígenas e relações raciais.

Fotos: Manuela Santos/Secom
A Smir é a única do gênero em toda a região Sul do Brasil. Criada no início de 2025, a pasta tem como objetivo o desenvolvimento e promoção de políticas públicas de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo, e da valorização da contribuição das comunidades quilombola, negra e indígena para o município.
A ação da Smir é só mais uma das diversas promoções que as secretarias municipais estão promovendo no estande durante a Feira. Nesta sexta-feira (25), além da presença da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), a partir das 18h, com o projeto Quem Luta Não Briga, que apresenta talentos de alto rendimento por meio de exibições práticas e interativas, em busca de promover o Taekwondo como ferramenta de transformação social, o estande terá Hora do Conto, e o gabinete do prefeito, durante o turno da tarde.
A Fenadoce vai até o dia 3 de agosto e as ações que ocorrem no estande estão sendo divulgadas através das redes e site oficial.