ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Vice-prefeito

Idemar participa de encontro com holandeses em Rio Grande

Machmaking reuniu empresários e autoridades políticas dos Países Baixos para rodada de negócios no Porto de Rio Grande

Por César Soares 04-03-2024 | 17:37:42

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, acompanhou, nesta segunda-feira (4), o machmaking com a comitiva holandesa, no Terminal de Contêineres do Porto de Rio Grande (Tecon). O encontro integra a programação da delegação comercial do grupo de empresários holandeses que está na região para avaliar parcerias e possíveis investimentos no setor de logística e energia. 

Encontro ocorreu no Tecon em Rio Grande. Fotos: Michel Covello

O grupo, composto também por lideranças empresariais, políticas e diplomáticas do Reino dos Países Baixos, participou de agenda de encontros e negócios e de cooperação, em especial nas áreas de portos e energias renováveis. No encontro desta segunda-feira, a missão foi recebida ainda pelo vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB), que apresentou características e especificidades do Rio Grande do Sul, como potencialidades, acessos, economia, PIB, dentre outros. O embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, apresentou os projetos e intenções de navegação integrando o leste do Uruguai ao Porto de Rio Grande. A infraestrutura do Porto foi apresentada pelo presidente da Porto RS, Cristiano Klinger.    

O vice-prefeito destacou a importância do interesse dos holandeses em buscar informações e conhecer a infraestrutura portuária de Rio Grande, já que investimentos no segmento de logística podem refletir em toda a região. "Esse intercâmbio internacional comercial com a nossa região, ontem em Pelotas, hoje em Rio Grande, é muito relevante e promissor para a nossa economia. Acompanhei e gostei bastante da apresentação do Estado, feita pelo nosso vice-governador, e do embaixador do Uruguai, que destacam detalhes e possibilidades de hidrovias e navegação ligando os dois países e que podem interessar muito aos holandeses", observou.

A missão holandesa no RS

A missão holandesa chegou ao Estado no domingo (3) e é composta por 23 participantes. São representantes de 11 empresas, a vice-embaixadora dos Países Baixos, Afke Mulde, o vice-prefeito da cidade de Rotterdam, Robert Simons, o coordenador do Programa Parceria Internacional de Energia Limpa (Icep), Edu Willemse, a gerente de Negócios Trade na Rotterdam Partners, Eva Verschoor, o chefe do escritório holandês de negócios na região Sul do Brasil (NBSO Porto Alegre), Caspar van Rijnbach, o diretor do Porto de Rotterdam, René van der Plas, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Associação dos Fornecedores da Indústria Offshore (IRO), Tjerk Suurenbroek.

As empresas holandesas que estão no Estado são a Damen Shipyards, Nestra BV, Fugro, Vopak, LG Sonic, Buus Mobility, Stinis Holland BV, Vopak, IRO, PoR e Witteveen+Bos.

Essa iniciativa integra o Green Ports Partnership (GPP), acordo de portos verdes assinado em 2023 pelos governos do Brasil e do Reino dos Países Baixos. O GPP tem como objetivo promover o crescimento econômico, por meio do desenvolvimento de portos sustentáveis e energias renováveis. A Portos RS, que faz parte do programa, juntamente com os Portos de Pecém (Ceará) e Paranaguá (Paraná), é a principal parceira nessa agenda da comitiva no Rio Grande do Sul.

O programa GPP recebeu a adesão do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil, no dia 22 de fevereiro, cuja declaração conjunta será assinada nesta terça-feira (5), na abertura da Intermodal, feira internacional de logística que ocorrerá em São Paulo, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Tags

encontro, holandeses, vice-prefeito, Idemar Barz, Tecon, Rio Grande

Carregando 0%
Carregando 0%