ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Homenagens marcam encerramento do Centro Covid

Espaço que foi referência no combate à pandemia, por quase dois anos, será desativado a partir do dia 18 de abril. Local entra em obras em breve para abrigar o novo Hospital de Pronto Socorro Regional

Por César Soares 13-04-2022 | 16:17:41

Depois de praticamente dois anos e mais de 104 mil atendimentos, o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais de Pelotas, o Centro Covid, vai encerrar as atividades no próximo dia 18. O anúncio foi feito pela prefeita Paula Mascarenhas na manhã desta quarta-feira (13), durante cerimônia de encerramento no local. A estrutura, agora, será desocupada e passará por obras para sediar o novo Hospital de Pronto Socorro Regional (HPSR).

Reconhecimento foi a palavra utilizada pela prefeita para definir o ato em frente à unidade que foi referência nas ações de enfrentamento à Covid-19 no município, desde o começo da pandemia. "O nosso Centro Covid cumpriu brilhantemente o seu papel, a sua missão, e agora nos cabe reconhecer o trabalho de tantos profissionais das mais diversas áreas que arriscaram suas próprias vidas para salvar a dos outros. Eles se dedicaram com espírito público, com determinação, muitos se afastando de suas próprias famílias, tiveram empatia e salvaram inúmeras vidas", ressaltou Paula.

O agradecimento a todos os profissionais de saúde e das demais áreas que atuaram no Centro Covid também foi registrado em uma placa, inaugurada no ato dentro da unidade, e que irá permanecer mesmo com a construção do futuro HPSR. 

Fotos: Gustavo Vara

Para o médico Kalil da Silveira Junior, responsável técnico do Centro e que esteve na linha de frente desde os primeiros meses, foram dias e semanas de uma experiência muito complexa devido ao ineditismo de tudo. "Pra mim foi como uma missão de estar alistado para uma guerra, contra algo que não conhecíamos. O senso de obrigação era muito grande, não se tinha muito a pensar, tudo era novo e mudava rapidamente. Só poderíamos estar aqui e fazer o que tinha que ser feito, e o que fez isso tudo ser possível foi o fator humano", relatou.   

Conforme a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, o Centro Covid foi um espaço imprescindível diante do que se passou no enfrentamento à pandemia. "Chegamos a esse momento porque a pandemia arrefeceu. Essa era uma estrutura credenciada ao Ministério da Saúde como hospital de campanha e já não há mais nenhum hospital nesses moldes credenciado, ele tem um custo muito significativo ao Município e agora esses recursos serão direcionados a outras ações de saúde, inclusive em necessidades resultantes da própria pandemia", explicou Roberta. 

Também participaram do ato, o vice-prefeito Idemar Barz, o secretários de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o coordenador do Centro Covid, Guilherme Bergmann, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), o presidente da Câmara Municipal, o vereador Marcos Ferreira - Marcola (sem partido), o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, o vereador Márcio Santos (PSDB), os vereadores Jone Soares (PSDB) e Paulo Coitinho (Cidadania), além da reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Isabela Andrade, a vice-reitora do Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul), Veridiana Bosembecker, a delegada da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cíntia Daniela, e o diretor da UPA Areal, Nelson Soares.

Números 

O Centro Covid iniciou o atendimento ao público no dia 24 de abril de 2020, inicialmente administrado pela Prefeitura e depois sob gestão compartilhada com o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSaúde). Em novembro do mesmo ano passou a atender também os casos de síndrome gripais em adultos, ficando só com este público a partir de dezembro do ano passado. 

De janeiro de 2021 até a última terça-feira (12), o local havia registrado 104.386 atendimentos entre demanda espontânea (porta aberta) pediátrico, adulto e porta aberta pelo Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 24 horas. O pico de atendimentoS foi registrado em março do ano passado, quando a unidade estava com os 25 leitos de enfermaria e os quatro de UTI ocupados.  

Futuro do local

Sai de cena o Centro Covid no próximo dia 18 e, em seguida, iniciam as obras para a construção do novo Hospital de Pronto Socorro Regional, que será construído com aproveitamento de parte da atual estrutura. "Será um novo espaço viabilizado por meio da dedicação e empenho do governador Eduardo Leite e da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que conhecem a nossa realidade. É uma obra muito aguarda e importante. Quem sabe aqui mesmo neste local, novas oportunidades surjam, inclusive para estes homens e mulheres a quem somos muito”, destacou Paula.

Tags

Centro Covid, Síndromes Gripais, encerramento, tividades, hospital de Pronto Socorro Regional

Carregando 0%
Carregando 0%