ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Hemocentro encerra atividades mais cedo nesta sexta-feira

Equipe passará por capacitação. Atendimentos retornam em horário normal na segunda-feira

Por Ascom 29-06-2022 | 13:22:53

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) encerrará as atividades mais cedo nesta sexta-feira (1º/7) – às 15h - para capacitação da equipe. O atendimento será retomado na segunda-feira (4) em horário normal.

Atendimento

O atendimento para doações é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio dia. 

Hospitais e Municípios atendidos

O HemoPel é responsável por abastecer três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa – e os de outros 23 municípios das regiões Sul e Campanha. 

Quem pode doar

As regras gerais para doação são: estar saudável, sem sintomas gripais, não ter entrado em contato com pessoas com suspeitas ou confirmação de Covid-19, ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos, porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel com documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

E quem tomou vacina ou teve Covid?

Quem teve Covid pode doar dez dias após ter sido considerado curado. Após as vacinas é necessário esperar alguns dias: nos casos da vacina contra a gripe e a CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Carona

O Hemocentro oferece carona para grupos que tiverem dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível para grupos de seis a 11 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona pode ser agendada para grupos de 11 pessoas. 

Grupos, independente da carona, podem ser agendados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. Informações podem ser obtidas pelo telefone 53.3222-3002, ou pelo WhatsApp (53)98156-1209.

Tags

hemocentro, hemopel, sangue, doação

Carregando 0%
Carregando 0%