Guarda Municipal inicia Operação Tudo Azul na região central
Foi lançada na manhã desta segunda-feira (08) a 11ª edição da Operação Tudo Azul, no Largo do Mercado Público. A ação, promovida pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), reforça o policiamento preventivo na área central durante o período de compras natalinas, com o objetivo de garantir a segurança da população e dos comerciantes diante do fluxo intensificado de final de ano.
Lançamento da 11ª edição da Operação Tudo Azul reforça a segurança no centro de Pelotas. Imagens: Volmer Perez/Secom
O comandante da Guarda Municipal, Iuri Lisboa, destacou que a operação simboliza o compromisso da instituição com a comunidade. Segundo ele, a iniciativa vai além da vigilância do comércio. “Vamos praticar a polícia de proximidade, ouvindo as necessidades do público, exercendo empatia e construindo relações de confiança. Estaremos presentes nos bancos, nas ruas, nas paradas de ônibus e nos pontos de maior circulação”, afirmou.
O prefeito Fernando Marroni destacou que Pelotas tem registrado avanços contínuos na redução da violência, resultado do trabalho integrado realizado nos últimos anos e do papel ativo da Guarda Municipal. Ele ressaltou que a Operação Tudo Azul é fundamental para garantir tranquilidade no centro durante o período de maior movimento do comércio local, principal empregador do município. “Somos um polo regional e precisamos assegurar um ambiente seguro para que o comércio se desenvolva e todos saiam ganhando. Ganha o comércio, ganha a cidadania, ganha toda a região”, afirmou.
A cerimônia contou também com a presença do diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, Daniel Centeno, que acompanhou o lançamento da operação ao lado das autoridades municipais.
A Operação Tudo Azul seguirá ativa entre os dias 8 e 26 de dezembro e contará com um efetivo diário de 15 a 20 guardas municipais. As equipes atuarão no entorno dos comércios, nas paradas de ônibus e nas proximidades de agências bancárias, reforçando a presença preventiva no centro. O objetivo é ampliar a sensação de segurança da população durante o período de compras de fim de ano, quando o fluxo de pessoas aumenta significativamente.