Governadora homologa situação de emergência de Pelotas

Por Divulgação 18-02-2009 | 00:00:00
Tags:

Foi homologada pelo Governo do Estado a situação de emergência de Pelotas, em função das fortes chuvas que atingiram a cidade no final de janeiro. O decreto nº 46.216, firmado pela governadora Yeda Crusius, foi publicado hoje (18) no Diário Oficial. O reconhecimento é fundamental para que a Prefeitura obtenha recursos junto aos governos Estadual e Federal para reconstruir as áreas afetadas.

No documento a governadora classifica o desastre como de grande porte, com nível III de intensidade, e atesta a ocorrência de danos humanos e materiais, além de prejuízos econômicos e sociais, com base nos Formulários de Avaliação e constatações da Defesa Civil do Estado. Os Órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec) são ainda autorizados a prestarem apoio suplementar a Pelotas.

A enxurrada que atingiu a zona sul foi classificada pela Defesa Civil como um dos piores desastres naturais enfrentados pelo Rio Grande do Sul nas últimas quatro décadas. Apenas em Pelotas os prejuízos são de R$ 52 milhões. Ao todo 1.263 mil pessoas foram desalojadas e 498 ficaram desabrigadas. A homologação da situação de emergência é uma importante arma na busca de apoio para reconstruir a estrutura urbana e a vida das famílias atingidas pela força das águas.

Pontos atingidos

O Decreto nº 46.216 relaciona as localidades atingidas no município, conforme apresentado pelo Decreto expedido pela Prefeitura. Na zona urbana são citadas as vilas Farroupilha, Posto Branco, Canal Santa Bárbara, travessa Nossa Senhora de Lurdes, Fraget, Castilho, Contorno, Tocos, Canal da Rodoviária, Santa Rita, Santa Cecília, Santa Terezinha, Anglo, Jacotet, Verona, Leito da Via Férrea, Gotuzzo, da Palha, Saint Ilaire, Dunas Fundos, Bom Jesus, Navegantes III, Marina Ilha Verde, Darci Ribeiro e Beira do Canal Santa Bárbara, além dos bairros Dunas, Guabiroba, Cerquinha, Sítio Floresta, Balneário dos Prazeres, Simões Lopes, Getúlio Vargas e Pestano.

Já na zona rural, os danos atingiram, no 3° Distrito: Passo das Pedras, Colônia Santa Fé, Passo do Retiro, Costa do Andrada, Colônia Py Crespo, Colônia Passo Capivara, Colônia Dom Joaquim e Colônia Osório. No 4º Distrito a localidade de Cerrito Velho, no 5º Distrito a Cascatinha, Colônia Santa Eulália, Santa Maria, São Bento, Santa Bernardina, Cascata, Passo da Anta, Passo do Carneiro, Passo do Moinho, Morada do Sol e Três Figueiras. No 6º Distrito foram verificados danos nas localidades de Corrientes, Silvana, Palmeira, Passo do Pinheiro e Passo do Moinho, no 7º Distrito no Rincão do Andrade, Colônia Francesa, Colônia Santa Maria e do Morelo e no 9º Distrito no Camping da Prainha.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Obras faz reparos na Frontino Vieira e Pinheiro Machado

Secretaria de Obras faz reparos na Frontino Vieira e Pinheiro Machado

Secretaria de Obras requalifica Carlos Giacoboni

Secretaria de Obras requalifica Carlos Giacoboni

Prefeitura realiza ações de micro e macrodrenagem nas Três Vendas

Prefeitura realiza ações de micro e macrodrenagem nas Três Vendas

Smop segue reparos nos acessos à Fenadoce

Smop segue reparos nos acessos à Fenadoce