Fura Bolo cresce e se candidata ao “Desenvolver Pelotas”
A Fura Bolo, empreendimento que iniciou como uma lanchonete, vai agregar, em 2010, vários negócios num só: padaria, confeitaria, conveniência, lancheria, pizzaria e área de eventos e de lazer com jogos. A expansão foi comunicada pela proprietária Nara Beatriz da Rosa, na tarde de hoje (25), ao secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Paulo Peter, com quem conversou sobre os benefícios do programa Desenvolver Pelotas. Até segunda-feira que vem, dia 31, a carta-consulta será preenchida e protocolada no órgão.
A empresa atende os requisitos de crescimento e da contrapartida de abertura de postos de trabalho exigidos pela lei 5.100 para concessão de descontos ou isenções fiscais e outros auxílios. Sócia do marido, Andrade Santos da Rosa, Nara abriu em março outra loja na rua Marechal Floriano, próxima ao Camelódromo, e passou a empregar mais 15 pessoas, totalizando 45 funcionários. Em novembro do ano passado, a companhia possuía 18 empregados. “Vamos abrir, em dois meses, mais 10 vagas para viabilizar o funcionamento da pizzaria”, antecipa a empreendedora.
Para o adjunto da pasta municipal, o incentivo ao desenvolvimento da Fura Bolo é muito importante, sobretudo por se tratar de iniciativa local, de investidores pelotenses. Os resultados são visíveis também em relação às fornadas de doces, salgados, tortas pães e folhados. Conforme dados preliminares, a produção vem apresentando aumento da ordem de 20%, percentual que também abrange a fabricação de refeições e sanduíches frios e quentes.
O plano de negócios, traçado para este exercício fiscal, prevê padaria, lanchonete e oferta de produtos de conveniência, durante 24 horas do dia, no endereço que deu origem à empresa: rua Marechal Floriano, número 116. “Uma completa reforma está deixando o local mais adequado à novidade”, afirma Nara. Acompanhada pelo gerente Cristiano Medeiros, a proprietária anunciou, ainda, o incremento da modalidade self service, oferecida como almoço na loja nova.
Por meio da consultoria do Sebrae, nos últimos dois anos o casal dobrou a área alugada do estabelecimento, localizado na rua Marechal Floriano, entre Osório e Deodoro – bem na frente do terminal de ônibus –, e passou a operar também nas proximidades do Camelódromo. O sonho da empresa própria começou com um pequeno financiamento obtido numa instituição bancária pública, para compra do maquinário, e a contratação de um padeiro e um atendente.
Para a gestora do programa da entidade, Márcia Pedrotti Porto, o fundamental à ampliação foi o fato de Nara ter saído do caixa para gerenciar a padaria e confeitaria. "Assisti a dez palestras, fiz seis cursos de gestão e uma oficina de boas práticas e aspectos sanitários. Passei a delegar funções e a gerir, uma novidade para mim", relembra a investidora. Antes disso, ela trabalhava das 5h às 23h, numa logística que não permitia acréscimo de vendas e expansão.
Com a orientação dos profissionais do Sebrae, aprendeu a administrar, otimizar as compras, distribuir tarefas, realizar o controle financeiro e estabelecer uma política de recursos humanos. O novo layout de ambas as unidades foi concebido pela equipe do Sebrae de Pelotas a fim de que o interior seja reorganizado, possibilitando um melhor atendimento ao cliente, a adequação estrita às normas da Vigilância Sanitária, a melhoria das instalações de gás, a qualificação dos banheiros e a instalação de um escritório específico para administração.
Notícias Relacionadas
Nenhuma notícia relacionada disponível.