Mais de 250 pessoas participaram da capacitação aos membros das Cipaves

Formação em Escola da Paz encerra primeira etapa

Mais de 250 pessoas participaram da capacitação aos membros das Cipaves
Por Autor desconhecido 24-09-2018 | 15:52:02
Tags: cipaves , pacto , circulos , comunicação não violenta

      Os integrantes das Comissões de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipaves) das 89 Escolas Municipais de Ensino Fundamental da cidade encerraram a primeira etapa da formação em Escola da Paz, nesta segunda-feira (24), no auditório do Instituto Federal Sul Rio-grandense. Mais de 250 pessoas participaram dos três encontros promovidos ao longo de setembro, quando assuntos como o uso da comunicação não violenta e os círculos de construção da paz foram abordados.

A psicóloga Gisele falou sobre abuso sexual. Fotos: Marcel Ávila

       A capacitação terá seguimento nos próximos meses e busca preparar pais, alunos, professores e diretores das instituições para atuar no cotidiano dos educandários. As comissões integram as estratégias do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz e já atuam nas escolas, desde que foram escolhidas em agosto. 

      Após a capacitação em Escola da Paz, irão colaborar na construção de um Plano Anual de Prevenção da Violência Escolar, previsto para ser implantado no ano letivo de 2019.

Prevenir

      O encontro desta semana iniciou pela manhã, com palestra da promotora da Infância e Juventude Luciara Robe, que falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e suas implicações na realidade das escolas. Em seguida, a psicóloga do Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (Naca), Gisele Scobernatti, trouxe para as discussões o tema “Abuso Sexual”.

Fotos: Carlinhos Correa/Smed

      A prevenção ao consumo de drogas encerrou as palestras do primeiro turno, sendo apresentada pela coordenadora da Rede de Serviços de Álcool e outras Drogas da Secretaria de Saúde (SMS), Gabriela Lanzetta Haack. 

Programação da tarde

      À tarde os participantes do curso ouviram a escrivã Aline Pereira, da Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), que tratou sobre a diferença entre cometer crime ou ato infracional. As conversas seguiram com a orientadora educacional da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) Vera Savedra. Ela destacou a importância dos comitês de representantes de turmas e professores conselheiros para aproximar a comunidade da escola.

      No final do evento, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), apresentaram aos membros das Cipaves o documento que servirá de base das discussões durante a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que ocorre no próximo mês. 

      As palestras no auditório do IFSul encerraram-se com uma dinâmica de grupo promovida pelas orientadoras Vera e Jussara Cruz, e a diretora de Ensino da Smed, Loreni Peverada. 

Notícias Relacionadas

Prefeita abre o “Dia do Migrante e do Refugiado”

Prefeita abre o “Dia do Migrante e do Refugiado”

Seis a cada dez consideram Pelotas uma cidade menos violenta

Seis a cada dez consideram Pelotas uma cidade menos violenta

Operações Integradas reforçam segurança e fiscalização em Pelotas

Operações Integradas reforçam segurança e fiscalização em Pelotas

Operações Integradas intensificam atividades nos últimos 15 dias

Operações Integradas intensificam atividades nos últimos 15 dias