Fetter recebe Giba Giba e o projeto Cabobu

Por Divulgação 13-04-2007 | 00:00:00
Tags:

Cabobu - a Festa dos Tambores será novamente realizada em Pelotas. Este é o maior desejo do músico e instrumentista Giba Giba, que visitou o prefeito Fetter Júnior nesta sexta-feira, acompanhado pela deputada estadual Leila Fetter, para entregar o projeto de realização da terceira edição do evento na cidade. Criado em 1999, na quadra da escola de Samba Unidos do Fragata, o Cabobu deve trazer os mais importantes percussionistas do país de volta ao berço da cultura negra no estado.

Fetter recebeu o grupo, formado pela equipe da produtora que trabalha com o músico Giba Giba, além das secretárias de Projetos Especiais, Claudia Ferreira e de Cultura, Beatriz Araújo. Giba Giba apresentou com entusiasmo peculiar o projeto, orçado em R$ 269 mil reais, que deve ser realizado no mês de novembro, durante o período das comemorações da Semana da Consciência Negra. Fetter disse que a Prefeitura dará todo o apoio institucional possível para que o evento possa ser revitalizado, ao mesmo tempo em que solicitou às secretárias que se reúnam com a equipe para analisar o projeto e ajudar na sua viabilização. “ Temos muito interesse em realizar aqui um evento importante como o Cabobu, especialmente pela raíz negra de nossa cidade e pela qualidade musical que temos aqui”, completou.

Cabobu é um ritmo-dança afro-riograndense que tem como característica a presença do sopapo, um tambor feito originalmente com casca de árvore e couro de cavalo. Conforme Giba Giba é um instrumento de tem o som grave mais absoluto que há. O evento deve ser realizado em 3 dias, momento no qual acontecem apresentações instrumentais abertas ao público e gratuitas em vários pontos da cidade. O projeto já obteve aprovação da Lei Rouanet e a captação deve começar em breve. Cerca de 250 pessoas se envolverão na realização da festa, que terá repercussão nacional.

Giba afirmou que já estão confirmadas as participações de Naná Vasconcelos e Djalma Corrêa. O nome do evento foi criado como forma de homenagear três importantes músicos pelotenses, oriundos de escolas de samba locais: Cacaio, Boto e Bucha. “ Este movimento nascido aqui tomou conta de todo o Brasil e precisamos retomar e revitalizar”, reforçou Giba Giba.

Notícias Relacionadas

Nenhuma notícia relacionada disponível.