Evento está programado para arrecadar recursos às obras da futura agroindústria de pescado

Festival do Peixe está confirmado para domingo na Z3

Evento está programado para arrecadar recursos às obras da futura agroindústria de pescado
Por Tânia Magalhães 16-10-2019 | 13:12:03
Tags: festival do peixe, colônia z3, dia 20, passeio de barco, atrações, oficina de moqueca, gastronomia

O Festival do Peixe está confirmado para o próximo domingo (20), na Colônia de Pescadores Z3, na Associação de Feirantes Pescadores Artesanais, a caminho da praia do Junquinho. A gastronomia típica será o ponto alto do evento, com tainha e anchova assadas ou fritas, porções de pescado, pastéis de camarão, siri e outros, bolinhos e variedades. A festa será animada por atrações musicais daquela área.

O evento havia sido agendado para domingo passado (13) e teve de ser transferido para o próximo (20), em razão da chuva prevista. A organização do Festival está sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Associação de Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas, do Sindicato dos Pescadores e da Emater.

Festival contará com passeio de barco na Lagoa ¬ Foto: Michel Corvello/Arquivo

Atrações

Entre as principais atrações do Festival estão o passeio de barco, durante todo o dia, e a oficina de moqueca, às 11h, quando interessados terão a oportunidade de conhecer a receita e aprender a fazer este prato, que é um dos mais tradicionais da culinária dos pescadores. A abertura do Festival do Peixe está programada para as 9h. 

Às 11h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Raphael Brusque assumirá o espaço de apresentações artísticas e culturais. O evento também contará com expositores e bancas para comercialização de artesanato e produtos típicos, além de máquinas e equipamentos.

Arrecadação

Os recursos arrecadados no Festival serão revertidos às obras da agroindústria de pescado da Z3. Pela legislação atual, o pescado comercializado em feiras tem que ser beneficiado dentro de agroindústria. Não é mais aceita a forma artesanal, feita em casa.  

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, informa que as obras estão em andamento em antigas instalações que estavam fechadas há muitos anos. O local possui a funcionalidade necessária ao processamento de peixe.

Notícias Relacionadas

SDR informa novo número

SDR informa novo número

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Ponte Catita Chaves passa por reforma

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês

Prefeitura e Senar oferecem dois cursos neste mês

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência

Prefeitura mobiliza equipes e alinha ações de emergência