Festa dos Caramelos reforça campanha municipal de adoção de pets
Lazer, interação com os pets e o começo de histórias de famílias que ganharam novos integrantes neste neste sábado (22) com a Festa dos Caramelos, evento realizado pela Prefeitura, no largo do Mercado Central. O objetivo principal foi o de incentivar a adoção responsável de cães do canil municipal.
Fotos: Michel Corvello
A prefeita Paula Mascarenhas, esteve no evento, ajudou a divulgar os sete cães disponíveis para adoção e salientou a relevância de eventos com este foco. "A gente está aqui fazendo esta campanha que chama todos à responsabilidade porque se os cachorros acabam indo pro canil é porque alguém os abandonou isso não pode, é uma crueldade com o animalzinho e atenta contra a sociedade, é crime. E também queremos chamar a sociedade a colaborar com ela própria adotando um desses cães, porque o canil é um lugar de passagem", disse Paula.
Dentro das atrações da Festa, que também integra a programação de atividades dos 211 anos de Pelotas, foram realizados desfiles com os cães disponíveis para adoção e com aqueles, recentemente adotados, também houve uma exposição de produtos e acessórios para pets, além de orientação veterinária.
Para o titular da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer essas ações contribuem muito com animais e com o Município. "O Canil Municipal hoje abriga aproximadamente 70 animais que sofreram maus-tratos, abandono ou atropelamento e é para ser um local de passagem. Mas lá, embora tenham tratamento e cuidado, não é o local mais adequado e estes animais precisam receber um lar, uma família e por isso pedimos o engajamento da população", reiterou.
De casa nova
Pelo menos duas cachorrinhas conquistaram novos donos e foram embora para seus novos lares. Uma delas foi a Betina que há seis meses chegou ao canil bastante debilitada, vítima de maus-tratos e encantou a pesquisadora da UFPel, Riceli Oliveira e a filha Marina de quatro anos. "Ela estava pedindo já alguns dias, já éramos acostumadas com cachorro e agora queríamos uma no nosso apartamento, viemos para adotar. A Marina viu ela e se apaixonou", comentou Riceli.
Betina encantou a todos e conquistou um novo lar - Foto: Michel Covello.

Betina quando chegou ao Canil - Foto: divulgação
Outra que ganhou um novo lar foi uma das mais idosas, a cachorrinha beagle, Agnes, que foi abandonada e há algum tempo vivia no Canil Municipal. Ela, agora, vai morar com o casal Suellen Domingos e Giliart Vaz e também ganha uma companheira, a cadelinha Mica, de três anos, que o casal já tem.
A beagle Agnes agora também tem novos donos - Foto: Michel Corvello
A exposição intitulada Festa dos Caramelos, em alusão à campanha realizada em maio “Todo o Caramelo é Doce” que ganhou às ruas de Pelotas para incentivar a adoção responsável, contou com o apoio de diversas entidades e empresas como Bixo Luxo, Petland Dom Joaquim, Panelaço Alimentos e Veterinária Minten. Novas ações estão sendo organizadas e devem ocorrer de forma mensal até o final do ano.
Também participaram da Festa os secretários municipais de Educação e Desporto, Adriane Silveira e de Cultura, Paulo Pedrozo.