
Festa do Pêssego registra movimento de 4 mil pessoas
Moradores de Pelotas, de outros municípios e da própria zona rural compareceram aos milhares na Festa Municipal do Pêssego, realizada no último domingo (2), no Rincão da Caneleira, 8º distrito. A Secretaria de Desenvolvimento Rural registrou a presença de quatro mil pessoas. Levantamento indica que 1,5 tonelada da fruta in natura foi comercializada no local, além de produtos derivados, como doces, geleias, sucos, compotas, cucas, bolachas e outros.
Fotos: Gustavo Mansur/arquivo
A Festa ofereceu diversos atrativos ao público, como farta gastronomia, artesanato variado, serviços de saúde, mateada e programação artística, com pistas de dança no salão Indústria Show e, junto ao palco ao ar livre, apresentação da Banda Por do Sol e do cantor nativista Luís Marenco, que visitou a zona rural de Pelotas pela primeira vez.
Pelotas é responsável por 50% do pêssego da cadeia produtiva da região, formada por oito municípios, e por 90% do pêssego em calda fabricado em todo o País. A fruta é considerada a mais importante e o símbolo da atividade da zona rural e da agricultura familiar local.
A Festa foi organizada pela Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com patrocínio do Sicredi e apoio da Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Associação de Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP), Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (Cafsul) e Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindicopel).

Foto: Divulgação/SDR
Concurso
A Festa teve um momento reservado especialmente à premiação de produtores, cujos pomares apresentaram as melhores frutas. A escolha técnica foi feita pela SDR, Embrapa e Emater.
Na cultivar Esmeralda, a produtora premiada com troféu foi Loiva Klug Schiller. Nas cultivares Granada, Chimarrita e Rubimel, quem recebeu a premiação foi Alvino Noremberg, e nas cultivares Fascínio, Kampai e Sensação, João Carlos Bender.
Quinzena
A Quinzena do Pêssego, instituída há cinco anos, com organização sob responsabilidade do Gabinete do Vice-Prefeito – na época a prefeita Paula Mascarenhas era vice -, segue até o domingo (9).
Restaurantes, bares, confeitarias, lancherias e outros pontos parceiros inseriram pratos especiais em seus cardápios, com o pêssego como um dos ingredientes. O público pode se deliciar com as inovações que aproveitam a tradicional fruta de Pelotas.
Os participantes da Quinzena são: Restaurante Amor Amora – cozinha artesanal, Bem Brasil, Cantinho do Peixe Pronto, Círculos Lanches, Cooperativa dos Doceiros de Pelotas, Dádiva Café, Doçaria Fran’s, Mira Cafeteria, Panificadora Molon, Pátio Bar, Restaurante Cavalo Branco, Restaurante e Churrascaria Cruz de Malta, Restaurante e Churrascaria Karnopp, Restaurante Gourmet Duo e Matriz, Restaurante Trem Bão, Sanata Mix, Madre Mia!, Cooperativa Teia Ecológica, Creperie, Restaurante Pycadilos, Eco, Galeto Santa Justina, Mings, Restaurante Cidadela Buffet, Bar da Lua e Trip American Bar.
Feiras
A SDR manterá, até o domingo, feiras fixas e itinerantes para seguir oferecendo o pêssego in natura e derivados diretamente do produtor ao consumidor.
* Pontos fixos:
- Centro - Largo do Mercado Central, diariamente, exceto domingo
- Laranjal – sábado (8) e domingo (9)
* Itinerantes:
- Quinta-feira (6) - Três Vendas/Cohab Lindoia - avenida Ernani Osmar Blaas, nas proximidades da UBS
- Sexta-feira (7) – Rótula do BIG
- Sábado (8) – Areal/Baronesa – avenida São Francisco de Paula
- Domingo (9) – avenida Dom Joaquim