Fernando Osório: obra deverá ser concluída nos próximos dias

Por Divulgação 22-02-2013 | 00:00:00
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Cumprindo determinação do prefeito Eduardo Leite, o consórcio SP, formado pelas empresas SBS e Construtora Pelotense e responsável pela qualificação da avenida Fernando Osório, executou todas as correções identificadas como necessárias pelo governo. Com a melhoria das condições climáticas, a única intervenção que ainda falta na via poderá ser retomada para, em breve, o Poder Público entregar a obra à população. Resta apenas, aos funcionários, concluir o Tratamento Superficial Duplo Invertido (TSDI), ou seja, aplicação de duas camadas à base de petróleo e brita — uma espécie de asfaltamento a frio —, no trecho da ciclovia que fica à distância de 900 metros da entrada da Cohab Lindóia, em direção à BR 116. Chefe da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel, esteve na Fernando Osório em vistoria nessa semana e constatou a necessidade de refazer o aterro, nesse local, devido à implantação de tubulação do Coletor Geral 3, empreendimento de saneamento básico simultâneo à revitalização da avenida. “Como o aterro cedeu nesse ponto, é preciso aguardar uns dias para a consolidação do novo nivelamento do terreno para, então, pavimentar a parte que falta da pista de ciclistas”, detalha Seidel. Os outros fragmentos da ciclovia foram concluídos na segunda-feira (18), de modo simultâneo à pintura de sinalização horizontal de trânsito. “É importante enfatizar que todas as obras licitadas pela UGP, por força de cláusula estabelecida em contrato, têm garantia. A contratada possui a obrigação de consertar, às expensas dela, os eventuais defeitos no período de um ano, após a finalização das empreitadas”, frisa o chefe do órgão. Outro conjunto de iniciativas da gestão atual — a colocação de asfalto, drenagem, sinalização e acessibilidade —, permitirá a recuperação completa da Fernando Osório. Completando o trajeto da BR-116 à localidade conhecida como “curva da morte”, parte da avenida não contemplada no projeto inicial será reabilitada com recursos de emenda parlamentar ao orçamento da União: da rua Bruno Chaves à avenida Dom Joaquim. “O planejamento técnico ainda está em análise na Caixa Econômica Federal, responsável pela autorização da abertura da licitação e repasse da verba”, informa Seidel. EXIGÊNCIAS DE REPAROS CUMPRIDAS PELO CONSÓRCIO SP •Colocação de algumas tampas em galerias pluviais; •Realinhamento dos meios-fios; •nivelamento do pavimento das rótulas com a pista de rodagem; •extinção dos desníveis das calçadas, especialmente nas travessias seguras; •retificação de irregularidades no asfalto novo, sobretudo em torno da praça do Colono; e •supressão dos problemas no leito da ciclovia. MELHORIAS DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA FERNANDO OSÓRIO • Asfaltamento dos pontos mais críticos do pavimento; • alargamento de cada pista para 8,5 metros; • 11 rótulas; • dois retornos; • dez travessias em blocos intertravados de concreto (algumas com mais de 5 metros de largura); • ciclovia da BR 116 à avenida Dom Joaquim (estendendo-se pela Professor Araújo até as imediações da Praça Cipriano Barcelos); • dez novos pontos de ônibus, com realocação e recuperação de algumas paradas do transporte coletivo; • implantação de meios-fios; • mobiliário urbano novo; • iluminação especial; • arborização; • drenagem; • reconstrução do canteiro central; • sinalizações vertical, horizontal e turística; e • redefinição do tráfego.

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