
Feira da Juventude está com inscrições abertas para participantes
A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), realizará a primeira edição da Feira da Juventude, no sábado (30), das 13h às 18h, no Ginásio Municipal Karosso, na Rua Álvaro Chaves, n° 2000. O evento será em alusão ao Dia Nacional da Juventude, assim como os 20 anos da Política Nacional de Juventude, em busca do fortalecimento do protagonismo juvenil, através da promoção de espaços de escuta, convivência e participação social. A programação contará com feira de rua e outras atividades. A participação é gratuita com inscrições prévias para exposição de feirantes, empreendedores e autônomos, atrações culturais como música, dança, poesia, batalhas de rima, além de grafites coletivos e oficinas artísticas, com a prioridade para jovens envolvidos com economia solidária, arte, cultura, esporte, lazer, saúde e sustentabilidade. A inscrição deve ser realizada através do link a seguir: https://forms.gle/VptNCZ99nA7qcqfx9
Segundo o secretário da SELJ, Fabiano Ornel, a feira reafirma o compromisso com a juventude pelotense, ao criar espaços que fortaleçam a autonomia dos jovens. “Nosso propósito é que este evento seja um ponto de partida para novas experiências de organização, aprendizado e cooperação, contribuindo para a construção de políticas públicas consistentes e conectadas com a realidade da juventude de Pelotas”, declara.
Em parceria com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e a colaboração de alguns projetos como Hortas Urbanas e Geoparque Paisagem, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Brotando Compostagem e o Fórum Municipal de Agricultura Urbana, será realizada uma atividade de educação ambiental com o momento de plantio coletivo no entorno do Ginásio do Karosso, visando o fortalecimento da sustentabilidade e incentivar a participação social.
Os jovens feirantes e autônomos terão espaço para expor e comercializar artesanato, moda, gastronomia, cosméticos naturais, produções artísticas independentes e saberes tradicionais, valorizando o empreendedorismo popular e comunitário. Este espaço busca fomentar a economia solidária, o empreendedorismo popular e o fortalecimento das redes de apoio, trazendo visibilidade para iniciativas que unem cidadania, cultura e identidade.
O evento será aberto à comunidade, não havendo remuneração para os participantes. Os materiais necessários para as oficinas e quaisquer atividades são de responsabilidade dos inscritos, assim como a inscrição no formulário não garante a participação, com a confirmação sendo feita pela organização por meio do contato preenchido pelos inscritos.
"Além do Dia Nacional da Juventude e os 20 anos da Política Nacional de Juventude, a feira simboliza um passo importante: aproximar a gestão pública das juventudes. Este evento inaugura um novo ciclo de diálogo e construção coletiva, em que a voz dos jovens passa a ser ouvida e valorizada. Agora, Pelotas conta com um Departamento de Juventude estruturado”, afirma o coordenador da juventude da SELJ, Ian Mattos.
Notícias Relacionadas

Projeto da Prefeitura participa da 2° etapa do Circuito de Ginástica

Treino para CCDF - Seleções é adiado para segunda-feira (25)

Manifestação de interesse para a seleção de futsal masculino estão abertas

Festival de minivolei reuniu 250 crianças nesta sexta-feira (15)